Sérgio Siqueira Blog

Sérgio Siqueira - Jornalista como todo mundo e publicitário como qualquer um.

Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Brasileiro, jornalista,viciado em liberdade de credo, pensamento e expressão.

16.11.07

RECALL PARA O PORCO-CHAVINISMO
Sérgio Siqueira
Nem sonhe que seja verdade essa história de que Lula não vê, não ouve, não fala, não faz nada. Lula tem os olhos bem abertos; uma orelha para ouvir a claque e outra só para vaias; está de boca aberta e mexe os pauzinhos.
Lula sabe, muito bem e há muito tempo que os presidentes aloprados sul-americanos, andam remexendo a História da América do Sul para recontá-la como lhes convém. Eles fazem com a História a mesma coisa que essas igrejas que todo dia surgem por aí vendendo lotes no céu vêm fazendo com o Evangelho: escarafuncham até descobrir o que melhor lhes apetece e serve. E o fazem com o ar da inocência de que o continente seja apenas um brinquedo.
Desde que virou presidente Lula anda brincando com Hugo Rafael – El Loco que também atende por Chávez. Já fingiu que não viu e não ouviu desaforos dele. É bom mesmo que leve na brincadeira, pois Chávez é tenente-coronel, formado em Ciências e Artes Militares, no ramo de engenharia. E especialista em golpes. Só na Venezuela já deu três: o primeiro derrubou Carlos Andrés Perez; o segundo foi o “Caracaço” que o botou acima de todos os venezuelanos; o terceiro foi o plebiscito que renovou seu mandato e trocou a identidade dos venezuelanos para bolivarianos. Prepara mais três, na corrida: o golpe na constituição da Venezuela que o fará vitalício; a entrada no Mercosul e a tomada geral da América Latina. Faz bem para Lula ser cego e surdo. Menos mudo: Lula de boca aberta, sempre elogia a postura* do amigo Hugo Rafael – El Chichón, O Galo que canta muito além dos terreiros bolivarianos.
Lula finge que não vê, que não escuta e que não faz nada. Parece até que a adoção das posturas de Chávez – El Chichón de Las Américas, são apenas alegorias de ordem econômica ou populares. Que nada, Lula vê que são muito mais que isso; escuta que é o início da instalação de um regime tirano, autoritário. E nada diz sobre a expansão do regime porco-chavinista. Aqui, o chauvinista virou chavinista. O porco continua o mesmo.
E o cerco vai se arredondando definitivamente. Daniel Ortega, de passado guerrilheiro sandinista – muito mais guerrilheiro do que os oligarcas dizem que Zé Dirceu e o Papagaio do Araguaia foram, um dia – virou a História espanhola de cabeça para baixo, para cutucar Juan Carlos 1º que, sem medo e com pose de rei, mandou Chávez calar a boca quando estavam todos cupulando em Santiago do Chile. Ortega deu o troco numa solidariedade evangelical ao franciscano imperador da Venezuela. Tocou os cachorros nos antepassados do soberano desaforado de Espanha, quetambém já anda comprando telefones e estradas demais aqui, onde Deus é brasileiro.
Lula não viu, não ouviu, nem disse nada dessa vez. Igualzinho como fez no dia em que o índio cocaleiro, Evo Morales que lhe tomou a Petrobrás. Não viu, não ouviu, nem disse nada, como fez com o próprio Chávez quando nos deu um pataço e acusou o Brasil de ter trocado o Paraguai por um cavalo. Fez que não viu; que não ouviu e comeu em tranca.
Em verdade, Lula não ouve, não vê, não diz nada mesmo é quando um Devanir Ribeiro qualquer e o PT, partido que preside honradamente, acenam com a campanha pelo plebiscito para o seu terceiro mandato. Nada demais para quem, investido de líder latino-americano, não tugiu nem mugiu quando Rafael Correa, presidente do Equador, ergueu a espada de Simão Bolívar na hora de assinar o decreto de consulta popular para promover uma Assembléia Constituinte e revirar pelo avesso a constituição equatoriana. O golpe teve o simpático e popular nome de "Revolução-Cidadã".
Qualquer dia, Lula empunha a espada de um daqueles velhos reis barbudos de Portugal, antes de dar para si mesmo uma Carta Magna em branco, como deu há bem pouco, carta branca para Jobim da Selva.
Essa brincadeira de Lula bancar o notável estadista pela América Latrina afora, está dando no que dá. Há uma revolução sul-americana em caudaloso curso. Está na iminência de transbordar. E a democracia é a primeira a se afogar. Já está afundando. E Lula não vê, não ouve, não fala, não sabe de nada.
Chávez, Evo e Ortega são brinquedos de perigosa substância. Já é tempo de Lula parar de brincar com eles. Uma vez contaminado vai ser incluído no recall.
(*) Postura - Postura é o tempo das galinhas chocarem seus ovos.