Sérgio Siqueira Blog

Sérgio Siqueira - Jornalista como todo mundo e publicitário como qualquer um.

Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Brasileiro, jornalista,viciado em liberdade de credo, pensamento e expressão.

16.10.06

REPÚBLICA DOS CALAMARES
mensalão, dizimão & cueca (*)
Autor: Sérgio Siqueira, - Brasília, 2005.

Este foi um livro não editado na época em que ainda nem se falava em sanguessugas.Entendam o destempero e estemporaneidade. Vai agora para a leitura virtual, antes que mandem o Brasil parar e todo mundo desça.

REPÚBLICA DOS CALAMARES
Mensalão, dizimão & cueca de A a Z

Prolegômeno

Jornalista sem opinião é o quê?! Jornalista empregado. Isenção jornalística é delírio acadêmico de quem finge que é do ramo. Está fora do mercado de trabalho. Todo veículo de comunicação é empresarial ou político-partidário. Como se há de querer que um apresentador, dessas tevês de igreja, seja isento num episódio de sacrossanta aero-lavagem? Tenha-se dó e piedade. No máximo, espere-se para que interprete um bom equilibrista. Melhor: malabarista, só para que não se perca a viagem da moda. Nunca me enganei pelos veículos por onde andei. Fiz rádio, tevê, jornal, revista. Tive liberdade – credo! - de pensamento e expressão, enquanto os departamentos de comercialização e marketing deixavam. À medida que perdia patrocínios, perdia empregos. São quarenta anos de altos e abismos sem isenção. Mais de quatro décadas de jornalismo opinativo, vinculado apenas e inevitavelmente a um vocacionado voto de pobreza.

É sem isenção nenhuma que me apego aos fatos e às versões que surgiram a partir do final apoteótico do primeiro semestre de 2005, com o lírico deputado Roberto Jefferson que fez de uma ária do PT nada mais do que um triste solo para a nova versão da velha Geni cansada de guerra. Haja PTbosta no ventilador!

República dos Calamares

A República dos Calamares surgiu das brumas, lá pelos Anos de Mercúrio Cromo, por volta de 1964, às margens de um rio no centro do Brasil, de onde se ouviu _ à sombra de uma estrela vermelha - um berro torturante: “Prefiro a morte que esse cheiro forte”!

Era o papagaio do Araguaia, com band-aid no joelho, a reclamar da tortura a que o submetiam, porque gostava de viver perigosamente a meter o bico onde não era chamado, em furtivas empreitadas que não cheiravam bem.

De lá pra cá, decorridos 30 anos e mais dois, a República dos Calamares se consolida – chega aos salões palacianos com a pompa e a circunstância de um gigantesco molusco à disposição da população faminta de pão e circo.

E a história da nação começa a ser reescrita. Mas com a mesma tinta e as mesmas velhas letras do coronelismo republicano e dos redentores generais. E percebe-se agora, a partir de um desafinado dó-de-peito, que o regime em exercício é o da farta distribuição de nacos de poder para os amigos da casa – digamos, Civil - e dieta absoluta de prestígio e consideração para quem não prova nem aprova migalhas de frutos-do-mar e acha que lula é iguaria para ser posta em pratos limpos.

Por enquanto, dessa imensa fatia prometida para o esfaimado Merdosul, só se serve pão e circo nessa capital da América Latrina. E assim se comprova que quem nasceu para calamar, jamais a polvo há de chegar.

Mensalão

Quando pela primeira vez na República dos Calamares se ouviu falar em propina para pombo-correio, já se sabia que a CPMI da Pizza por Sedex cairia na vala-comum das ceias mal digeridas. Mas, eis que de repente, transforma-se na polpuda Comissão PraLamentar do Mensalão.

Dizimão

Basta ver para crer. Há algo de podre no reino dos céus. E nos céus do reino há certas notas pelo ar que a vã filosofia não sabe, nem quer cantar.
O dinheiro, enfim, cai do céu.

Cueca
A República dos Calamares acaba com os pruridos de timidez dos velhos tempos e lança, sem medo, a moda de andar com as calças na mão. A cueca é a peça fashion da política de preferência nacional. Apenas não esconde nada. Revela às escâncaras como é mesmo que a esperança vence o medo.

Das delongas à exibição

Assim é que, em obediência à ordem dos alfabetizados, se passa a expor, sem qualquer pudor, com explícito exibicionismo, as mais íntimas partes desse tragicômico Estado tristemente notório, nascido para servir à coisa pública, ao interesse comum, sistematicamente organizado para que, em seu nome, um ou vários indivíduos exerçam o seu poder supremo por determinado tempo.
Um tempo em que o futuro pode durar até que se chegue à última página desta coletânea do que hoje é – com a licença de Stanislaw, o Ponte Preta – testemunha ocular a falastrona do maior festival de besteiras que assola este País.

Capítulo Único
Exibição Explícita


A OUTRA FACE
Quem diria que, baixando a cueca, o PT mostraria a cara!?

ABENÇOADA
Abençoada é a lavagem do dinheiro sujo de pecadores deslavados.

ADÃO
Preso pelas cuecas o pobre Zé Adalberto foi promovido de burro-de-carga dos 100 mil dólares, a mula de Adão do paraíso fiscal petista.

ADMIRADOR
Um dos fiéis do Reino de Deus aproxima-se do deputado do baixo clero e confessa convicto: - O que mais admiro no senhor é sua baixeza!

AEROLAVAGEM
Há algo que cheira mal no reino dos céus: os jatos evangelicais são podres de chique.

AGÜENTA
Hei, Lula, assim não há cueca que agüente!

AIRLAV
A moda agora é lavanderia aérea. Vem aí a Airlav. Creia, o que é seu está guardado. A Varig que se exploda.

ALGEMAS
Nunca se viu tanta gente boa algemada como agora. Chama o Chico e pede para ele cantar: “Quem te viu, quem te vê; quem jamais esquece não pode reconhecer”...

ALVO
Um dos alvos principais de Jefferson Caixa-Preta é Delúbio Mala-Preta.

ANIMAL DOMÉSTICO
O delegado da Inteligência foi burro: não sabia que na República dos Calamares quem canta de galo é Duda Mendonça.

ANISTIA
Os políticos exilados na época da Redentora se mostram hoje tão insensíveis que confundem anistia com anestesia..

AOS POUCOS
De cueca em cueca o PT enche o saco.

ATO PÚBLICO
É tanta falta de decoro que “ato público” é sexo explícito a céu aberto.

BANCO SEGURO
Os deputados bispos da Igreja Universal preferem aviões a estabelecimentos bancários, porque em caso de um grande desvio, os bancos das aeronaves têm colete salva-vida.

BAGAGEM
Alô, alô, aviadores do Brasil: Lula voou com malas e bagagens para Paris.

BANDEJA
Nos templos de hoje os pastores passam a bandeja e dizimam nas urnas.

BARGANHA
É tão escancarado o toma-lá-dá-cá que a sala do cafezinho no Congresso é chamada de Bar Ganha.

BERÇO
Quem nasceu para Mauro Marcelo, jamais será Eliot Ness.

BÍBLIA
Está na Bíblia: no fim João Batista perde a cabeça.

BLINDAGEM
A blindagem a Lula é necessária. Se ele sair, entra o evangelical Zé Alencar. Aí, vai ser um deus-nos-acuda. Deixa como está, pra ver como falta pouco.

BOLSAÇO
Do jeito que estão usando algemas, parece que o risco de vida e morte é avaliado pelo peso do valor sonegado. O maior perigo é levar com uma bolsa da Daslu na cara.

BOTON
Boton de parlamentar caiu das lapelas. Na verdade caiu de moda.

BRINCADEIRA
Ao dizer que foi depor para “passar o Brasil a limpo”, Carlinhos Cachoeira instalou a CPI da Bingolândia.

CALCINHA
Depois do caso dos dólares encuecados, os policiais agora querem revistar toda a bagagem das secretárias de políticos.

CANTORIA
Pela reação das cobras criadas no picadeiro, estava na cara que o delegado da Inteligência, Mauro Marcelo de Lima e Silva entoara, em meio às bestas-feras, o triste canto do cisne.

CANUDO
Uma das notas de 100 dólares estava enrolada, tipo carreirinha de cheirar coca. O policial quis saber do burro-de-carga: - Você é viciado? Ao que Zé da Cueca retrucou: - Nada disso. É pra hora do xixi no avião.

CARA
Hei, cara pintada, você prefere uma Fiat Elba, uma Land Rover ou virar cara-pálida?

CARGA PESADA
Para o Reino de Deus não há excesso de peso em Vôo Dizimão.

CARTILHA
Vocábulo politicamente incorreto na cartilha dos calamares: CPI.

CAUSA E EFEITO
A Lei de Jefferson virou efeito dominó no governo e no PT.

CHAVE
Na República dos Calamares o melhor aparato de segurança para malas de viagem é a chave de cadeia.

CHAMEM O SÍNDICO
Falta um eletricista no Palácio do Planalto: os pontos obscuros precisam ser esclarecidos.

CHUVA
Quando o cara disse que era agricultor e que o dinheiro era fruto da venda de hortaliças, o policial não agüentou: - Como chove na sua horta!

CLERO
Mesmo com toda grana, o bispo Batista é do baixo clero.

COFRINHO
Essa profissão de policial reserva terríveis missões. Veja bem as pistas que os federais tiveram que seguir até meter a mão no cofre do Zé da Cueca.

CORRUPÇÃO
Zé Dirceu diz que “não há corrupção generalizada no governo Lula”. Claro, é centralizada.

CREIA
Pode crer, o PT não inventou a corrupção. Organizou-a.

CREDO
Venha para a Igreja do Pobre Jornalista Desamparado. Cura-se gripe, por dez reais; garante-se o céu, por módicos 10% do seu salário. Benção para garantir o corpo e o espírito da matéria, é por obra e graça dos deuses.

CROCODILO
Se um corrupto chora, vale o dito popular: “Vergonha é roubar e não poder carregar”.

CUECA
Quando sacou os 100 mil dólares da cueca do desavergonhado assessor do irmão de Genoíno, um dos policiais exclamou com faro aguçado: - Isso não tá cheirando bem!

CULTUANDO
É como lacrimejam os pastores universais nos cultos do fim da semana: - Oh, Senhor, o dinheiro caiu do céu!

CÚPULA
Sempre que a cúpula do PT se reunia, os seus membros cupulavam.

CURRÍCULO
Bastou mostrar na Secretaria Geral do PT o seu diploma de especialista em idiomas estrangeiros, para ser logo demitido do ministério. Não falavam a mesma língua.

DANÇA
Já que o país está voltando aos velhos tempos e vendo tanta gente bailando na curva seria melhor que, ao invés de algemas, as prisões fossem feitas com bambolês.

DEBOCHE
Quebrar o sigilo bancário, fiscal e telefônico de corruptores, não leva a nada. Eles são ativos. Não são passivos. Pagam. Quem paga não passa recibo. Recebe.

DEPRÊ
A corrupção é tanta que Bob Jeff vai cair em depressão: quase ninguém mais fala nele.

A DESCOBERTA
Dizem que o susto de Zé da Cueca foi tal que um inesperado e ruidoso surto de flatulência jogou tudo pro ar. Algumas notas voaram. Literalmente.

DESARMAMENTO
O morro está pagando o dobro que o governo oferece pela artilharia caseira.

DESCAMINHO
Esse vôo sagrado de dinheiro sujo de pecados, pronto para uma boa lavagem, tem ares de descaminho, figura do código penal caracterizada pelo ato de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de imposto devido pela posse, entrada ou saída de mercadoria ou valores...

DESLAVADO
Mesada, mensalão, dizimão, dólar na cueca... A isso é que se pode chamar de dinheiro deslavado.

DETALHE
Dizem que Lula, o dono do time, só sabia dos detalhes. Para Parreira, treinador da Seleção Brasileira de Futebol, o gol é detalhe.

DEU SAMBA
Corrupção dá samba: olha o ronco da cueca aí, gente!

DF
É tanta sujeira na política e no Governo Calamar que Brasília virou o centro do Detrito Federal, capital da América Latrina.

DIFERENÇAS
O crime na coisa pública é mais organizado que o governo. Só por isso se sabe o que é crime e o que é governo.

DINHEIRO SUJO
Assim que viu os dólares dentro da cueca do assessor parlamentar, o policial deduziu com vivacidade: - Garanto que esse dinheiro não é lavado!

DIGA
O que tem mais no Brasil, igreja ou celular?

DISPENSÁVEIS
Na República dos Calamares dois pré-requisitos passaram a ser apenas esquisitos para cargos de confiança: talento e escrúpulo.

DIZIMADO
Mesmo que a lavagem do dinheiro do bispo Batista seja com água benta, ainda assim ele será dizimado.

DONO SOLTO
O irmão de Zé da Cueca foi quem, na sua simplicidade, traduziu tudo: “Pegaram o vaqueiro; o dono da boiada está solto”.

DUPLA IDENTIDADE
Assim como os deputados ora são bispos e os bispos logo são deputados, Gilberto Gil ora é ministro e logo, logo é cantor.

DÚVIDA CRUEL
O chefe dos federais quis saber do Zé da Cueca: - Escuta aqui, seu pilantra, se você esconde dólar na cueca, onde mete o cartão de crédito?

EM PAZ
O bispo universal só descansou ao saber que o Vôo Dizimão foi considerado coisa de vigário.

ESPANTO
Uma das policiais que acompanharam a revista de Zé Adalberto no aeroporto ficou espantada: nunca tinha visto um agricultor com um pepino tão grande na cueca.

ESTRELA CADENTE
Os deputados mais crédulos, diante de uma estrela cadente, fazem três pedidos. No mínimo.

ENXURRADA
Não é um mar... é um Delúvio de lama.

ERA
O delegado Mauro Marcelo de Lima e Silva era da Abin – Agência Brasileira de Inteligência, quando cometeu a burrice de chamar o Congresso Nacional de circo – “picadeiro” – e os parlamentares de animais ferozes – “bestas feras”. Não sabia que ali só tem cobra criada. Ele era da Abin. Era.


ESQUINA DO AQUÁRIO
Roubaram

Alfredo, um irrecuperável boêmio, chegava em casa altas horas da madrugada. Trôpego e cambaleante, no mais possível silêncio para não acordar sua mulher, luzes apagadas foi tirando cuidadosamente as calças para enfiar-se primeiro no pijama e depois na cama.

A operação estava quase terminada quando, para seu azar, um monte de moedas cai de um dos seus bolsos estriptosamente no chão do quarto. Maria Rita acorda-se em sobressalto e, vendo o marido naquela situação, pergunta apavaorada:

-Alfredo! Cadê sua cueca???
-Hein, cueca? Chi, me roubaram a cueca!

O casamento nunca mais foi o mesmo. Como jamais será o mesmo esse PT do
assessor parlamentar do irmão do Zé Genoíno.


ENTREMENTES...
Enquanto isso, Lula aplaudia o show do ministro Gil em Paris.

EX
A esperança que venceu o medo é o espanto que chegou mais cedo.

ETCATERVA
Os petistas de alma, coração e vida, precisam se dar conta do estrago que os oligarcas do PT causaram ao partido e ao governo Lula. persistindo na sua defesa acabarão de cuecas, com as calças na mão.

EUREKA!
No meio do escândalo, o governo descobriu: não é PT.

FAJUTA
A mais corriqueira e fajuta nota fiscal das lavanderias políticas é a quebra de sigilo dos lavadores.

FIDELIDADE
Zé Dirceu se disse portador de uma “fidelidade canina ao presidente Lula”. A oposição lembrou que os ministros de Hitler se apresentavam como os “cães fiéis do Füher”. Relembro o que o ditador escreveu em Mein Kampf: “O cão é melhor amigo do homem. Eu sou o homem”.

FIDELIDADE PETISTA
O PT que nega o PT quer fidelidade dos aliados.

FURIOSA
Incrível a reação da senadora Ideli Salvatti quando acusada de mensalista. Foi como se um tiro lhe tivesse aberto um buraco no peito. Ficou furibunda!

GIGOLAGEM
A biografia política de um guerrilheiro não lhe dá o direito de ser gigolô da própria história. Muita gente boa andou armada, dando tiros por aí, quando não era governo. Com o poder nas mãos, ficaram muito mais perigosos. O poder de fogo é bem maior.

HIDRA
No tempo em que os bichos falavam Bob Jeff, herói Macunaíma dessa neo-epopéia, disse que Zé Dirceu é a cabeça do sistema de corrupção que assola o Brasil. Se fosse uma cobra, seria a Hidra de Lerna.

HISTÓRIA
Era inevitável, sabia-se que um dia o PT seria o narrador da História Oficial.

IMPLICÂNCIA
Quando Marcos Valério chamar Delúbio de trambiqueiro e Delúbio disser que Valério é safado, é mais do que certo de que os dois estarão cheios de razão.

INTOLERÂNCIA
O senador tucano Arthur Virgílio mandou a paciência às favas e vituperou na tribuna senatorial: “Na melhor das hipóteses, Lula é idiota; na pior, é corrupto. Prefiro chamá-lo de idiota”. Estava tão brabo que era possível acreditar em tudo que dizia.

INDECOROSOS
No meio de tanta promiscuidade política, a indecência abunda.

INFIÉIS
Assim que baixou a poeira, a polícia federal descobriu um monte de notas falsas no saco de 10 milhões do Zé da Cueca. Como o dinheiro vem da doação de fiéis, a Igreja Universal confessa que seus sermões se perdem pelo ares da montanha. Não têm convertido os ladrões falsificadores.

JÁ É
Perdoai os pequenos lavadores, deles será o reino dos céus.

JORNALISMO PETISTA
O que os calamares fingem não entender é que interesse do governante não significa interesse do Governo. E que interesse do Governo não é o mesmo que interesse público.

JUJUBA
Tudo quanto a polícia anda rugindo em nome do Leão pode até ter suas razões. Mas a coreografia das metralhadoras e algemas é leonina demais. Essa batidas à moda dos Intocáveis, mais parecem safáris.

KKK
As CPIs são típicos tribunais da Inquisição. A grosseria que a imunidade permite é digna das mais duras demonstrações de irreverência e desrespeito aos depoentes. Nem a Ku Klux Klan chegaria tão perto de tamanha agressão verborrágica.

LAVAGEM
Com esse volume todo de dinheiro vivo, percebe-se que no PT já não há mentira deslavada.

LEALDADE
O político tem dois prazeres na vida; o outro é não cumprir promessas.

LEGAL E ESPÚRIA
Flagrado pelo aval, / Genoíno ficou uma fúria. / O empréstimo era legal; / a parceria era espúria.

LEI
Político adora levar vantagem em tudo. É a Lei de Jefferson.

LIGEIRO
Surpreendido de malas prontas, o ainda deputado tenta: - Hei, seu guarda, com esse dinheiro eu o contemplo... O policial revolta-se: - Você quer me subornar? Aí, já como bispo, ele explica mais que ligeiro: - Não. Eu disse que a guarda desse dinheiro é com o templo.

LIMPEZA
Uma policial, em pleno flagrante da cueca dolarizada, grita esbaforida: - Esses dólares precisam de lavagem, urgente!

LIMPO
Quando Carlos Cachoeira disse que estava no Congresso para “passar o Brasil a limpo”, instalou a CPMI da Bingolândia.

LOBBY
O lobista não conseguiu promover o encontro entre os dois políticos. Um disse que não falava com corrupto. E o outro... Também.

LOTEAMENTO
Já não prometem o céu aos crentes; vendem o paraíso aqui na terra.

MALAS
Há malas que vêm para o bem.

MÃO SANTA
Como tudo acaba em pizza, o bispo nem se abalou quando o pegaram com a mão na mala.

MÃOS LIMPAS
Logo depois de contarem os dólares na cueca do Zé Adalberto, os federais providenciaram uma imediata lavagem. Do dinheiro, não. Das mãos.

MEDITAÇÃO
Os chineses antigos meditavam em voz alta: “Uma vez quebrado, o vaso jamais será igual”. Pois, é. Pós-Bob Jeff, o PT nunca mais será o mesmo.

MEXIDA
A certa altura do campeonato, na zona do rebaixamento, Lula resolve mexer no time que estava perdendo. Sem chance de conquistar o título, vai apenas cumprir tabela.

NÃO ENJOA
Na República dos Calamares Lula não consegue dominar com seus frágeis tentáculos o enorme cardume de piranhas. Mas, quem é do mar não enjoa.

NEGUE
O PT nega. Nega até o fim. Parece aquele marido adúltero que jantava com a amante altas horas de uma noite de sexta-feira, num luxuoso e reservado restaurante quase vazio. Ao tirar os olhos do prato, depara com sua esposa bem à frente da mesa, com os braços na cintura e furibunda. Ele olha para ela, volta-se para a amante sentada a seu lado, mostra surpresa, dá-lhe um empurrão, afastando-a de si, exclamando estupefato:- O quê!?! Quer dizer que você não é a minha mulher? Saia já daqui, sua farsante! E imediatamente, levanta-se, pendura a conta e sai de braços dados com a titular, como se nada tivesse acontecido.

NUDEZ
Enfim, de cuecas, o PT se desnudou.

O DELE E O NOSSO
Um crédulo universal indaga durante o culto a um pastor desavisado: - Senhor, por que a Igreja prefere andar com tanto dinheiro pelos ares? O porta-voz do Reino de Deus, responde rápido: - Ora, porque todo dinheiro que ficar lá em cima será de Deus; o que voltar à terra será da Igreja.

OPÇÃO
Os vôos do Dizimão comprovam a opção universal pelos pobres.

ORA, ORA
Marcos Valério, ora empresário; ora contribuinte. Bispo Batista, ora bispo; ora deputado. Dois casos de dupla personalidade em duas semanas. Por favor, duas doses com duas pedras de gelo.

ÓRGÃO
Sobre a procedência da cueca de Zé Adalberto a polícia já viu que ela é de um órgão público. Pequeno.

ÓTICA
Olhando através da cueca é que se vê como o PT está de pernas pro ar!

PCC
Promovido de Primeiro Comando da Capital a partido mais forte da República dos Calamares. Insuperável hoje, amanhã será imbatível nas urnas de 2010.

PECADO
Não se pode condenar um pastor por lavar o dinheiro sujo pelos pecados do seu rebanho.

PELEGO
Sindicalistas comentam que o camarada agora ministro, Luiz Marinho foi promovido de presidente da CUT a pelego do Trabalho.

PENETRAÇÃO
Membros do PT pensam que basta sair com dinheiro na cueca para conseguir uma profunda penetração no eleitorado feminino.

PERDÃO
Os bispos da Igreja Universal ao saberem que havia dinheiro de ladrão nas malas do Vôo Dizimão, logo lhe deram muitos anos de perdão.

PIRATARIA ZERO
O governo faz de conta não saber que o mapa do tesouro para acabar com a pirataria no Brasil é a arca cheia de impostos que ele guarda só para seus próprios corsários. Se tivesse descoberto o Brasil, o Capitão Gancho não seria pirata. Seria chefe do Banco Central.

PORTA
Depois de bater com a cara na porta, o porta-voz do Palácio, Luiz Gushiken agora porta-se à voz da Casa Civil.

PREGAÇÃO
Falta avisar aos pregadores universais que quem prega é sapateiro.

1a CLASSE
Isso é que é viagem de primeira classe: sentado em cima do dinheiro.

PUNGENTE
Os policiais que detiveram o bispo do Dizimão ficaram compungidos com o seu ar evangelical.

QUANDO
Diga-me, mestre, quando igreja é igreja e quando é empresa? – Ora, gafanhoto, quando o deputado embarca e o pastor senta em seu lugar.

QUE É ISSO?
O que é um saco de gatos?

QUEM É?
Quem é farinha do mesmo saco?

QUEM TEM...
No PT, quem tem cueca tem medo.

REDES
De tanta rede, o deputado bispo Batista acabou enredado.

RECREIO
Recesso parlamentar só serve para atrapalhar o recreio.

RIDER
Apontado como operador do mensalão, o publicitário mineiro, Marcos Valério é conhecido em Brasília como “Rider – o Chinelo que deu certo”.

RIMA
Tanto quanto a verborragia de Genoíno, o silêncio de Dirceu comprometeu os companheiros. Os petistas moderados já percebem aquilo que os rebeldes radicais já sabiam: que os dois são bons camaradas; os dois são bons e batutas.

ROBIN WOOD
Essa versão do Dizimão é o avesso do Robin Wood: tira dos pobres e dá para os ricos.

SABEDORIA MILENAR
Perguntavam os sábios chineses: - Pode a flor, uma vez colhida, voltar ao caule? O PT, depois de Bob Jeff, não é flor que se cheire.

SAIA JUSTA
Ao elogiar o bispo Batista do Vôo Dizimão, Boris Casoy estava tão enfiado na saia justa que parecia de cuecas na telinha da religiosa tevê. Pegaram Boris com as calças na mão.Isso é uma vergonha!

SAÍDAS
Antes o dinheiro saía pelo ladrão; agora entra pelas cuecas.

SANTO
Há um movimento universal para canonização do deputado bispo João Batista. Foi dele o milagre do dinheiro que caiu do céu.

SEM ELE
Quando Lula abriu mão do ministro da Educação, viu-se que já não tinha mais Tarso.

SLOGAN
Universal – a Lavanderia que lava mal.

SÓ CANTO
Gil canta, mas não dança. O caso das obras de reforma do seu gabinete no Ministério da Cultura - entregues sem licitação ao marido de sua secretária especial - foi só uma pequena farra. Ninguém dançou. Nem aplaudiu.

SÓ E MAL ACOMPANHADO
Lula está só. Afastou-se dos maus companheiros. Hoje suas melhores companhias são as estatais.

SOTAQUE
A voz do cara que dedurou o vôo da sacrossanta lavagem do dinheiro maculado pelos pecados mortais tem um roufenho sotaque petista.

SURPRESA
Ao ver que os policiais federais tinham flagrado os dólares em suas vestes, o petista Zé Adalberto mostrou uma enorme surpresa: - Hei, trocaram minha cueca!?!

SUSTO NA OPERAÇÃO
Bem no meio do flagrante, Zé da Cueca vituperou diante de seu azar: - Que cagada! O policial que fazia o minucioso exame, deu um salto para trás e olhando as mãos exasperou-se: - Não acredito que você fez isso comigo! Não fez. Foi só o susto, expressão chula e nada mais. Ele prosseguiu a operação, mãos limpas.

TAMANHO
Diante do volume do Mensalão, dólar na cueca é pinto.

TEMPLO
Pois, é senhor bispo, templo é dinheiro!

TIN TIN
- Neste momento solene blindamos a Vossa Excelência...

TOLERÂNCIA ZERO
Oh, conspurcadas excelências, poderíeis dizer aos vossos súditos mortais ainda no cio da República dos Calamares, qual a maior casa de tolerância do Brasil?

TRANSPARÊNCIA
Agora a transparência do PT está sendo revelada com clareza. É uma enorme vidraça.

TRISTE FIM
Na maré baixa frutos do mar morrem na praia.

TROUXA DOBRADO
Todo político que o engana duas vezes faz de você um eleitor bibalhão.

TUDO OU NADA
Com o novo ministério calamar, tudo pode acontecer. Inclusive, nada.

UÍSQUE
Nem na Escócia Lula se livrou das más companhias: o scoth era genoíno.

VERDURA
A jovem repórter que cobriu a prisão de Zé Adalberto levou um susto quando soube que ele transportava 100 mil dólares na cueca. Quase caiu dura quando ele explicou para o que serviria aquela dinheirama: - Para verdura, moça. Você gosta de verdura? Ia levar uma tapona quando se deu conta: - Legumes, moça. Legumes!!!

VACAS
Marcos Valério está careca de saber que chegaria o tempo das vacas magras.

VERDADE VERDADEIRA
A verdade dos políticos lembra aquela história do amigo fiel ao seu amigo. Certa noite, na mesa do velho bar de sempre, ele confidenciou ao bom companheiro: - Amigo, preciso lhe dizer, sua mulher trai você com outro homem... Era verdade. O casamento foi desfeito. Mas o fiel confidente nunca revelou ao chifrudo a verdade verdadeira: - ...E é comigo.

VERDE
A policial ficou estarrecida ao ver a cueca de Zé Adalberto, o assessor do irmão de Genoíno: - Veja, comissário, a cueca dele tá esverdeada!

VIDRAÇA
O PT estava tão despreparado para ser vidraça que se imaginou transparente.

VINDE A MIM
Filosofia universal: quem tira dos pobres dá adeus.

VOLUME
Comentam que Zé Adalberto teria confessado na polícia que só não botou um volume maior de dólares na cueca para não parecer tarado aos olhares mais atentos!

XÔ SATANÁS
Quando defendem a origem do dinheiro, os bispos querem apenas lavar os pecados do mundo. Isso é que é espírito de corpo. Vade retro satanás!

Y...
...Y se voy quedarme a jugar piedras a todos los perros que ladran en mi camino jamás llegaré a mi destino.

ZERO
É tanto deputado e senador jurando que nunca recebeu propina que os oligarcas da Facção PT Organizado já pensa em lançar o programa Mensalão Zero.

WALDOBINGO
Cachoeira é cascata!

WWW
Para os universais é mais fácil carregar dinheiro em malas do que realizar operações pela internet no endereço bancário mais conhecido: www.bb.com.br

Epílogo
Era só o que faltava se tratar de coisas sérias num livrinho chinfrim como este que nem sequer foi editado. Impossível não cair na galhofa diante dessa pândega República dos Calamares. De qualquer forma, o autor penhorado agradece a sua pequena contribuição para alguns jantares de efeitos menos indigestos do que qualquer fruto-do-mar. Quanto a comer lula, nem pensar. Pode ser considerado crime de lesão grave, seguido de morte por gozo profundo. Lesão do comido; morte do comedor.