Sérgio Siqueira Blog

Sérgio Siqueira - Jornalista como todo mundo e publicitário como qualquer um.

Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Brasileiro, jornalista,viciado em liberdade de credo, pensamento e expressão.

6.1.08

NOVES FORA, NINGUÉM.
Apenas 0,06% da população brasileira é rica de verdade e tem, pelo menos, US$ 1 milhão no banco. Isso é o que mostra o levantamento feito, em 2006, pela Merryl Linch e Cap Gemini. De acordo com a pesquisa, dos 180 milhões de brasileiros, apenas 120 mil são milionários. Está explicado, então, porque – conforme Lula se ufana – “os pobres estão indo fazer compras nos shoppings”. Se não fosse a pobreza, os supermercados estariam vazios.

  • SORRIA - Agora você já sabe que aquele seu vizinho engravatado que todo santo dia sai para trabalhar, de carrão vermelho, do palacete ao lado do seu é tão pobretão quanto você.
  • O PACOTE DE MANTEGA - Mantega, sempre que fala na TV é firme e cheio de consistência. Com Mantega é assim: pão, pão; queijo, queijo!
  • GASTOS PINGADOS - O pacote de Mantega prometia, além das vorazes imposturas, um corte de R$ 20 bilhões nos gastos públicos. Ao passar Mantega na conversa não disseram onde haverá cortes. O que o governo menos deseja e quer é perder seus cabos eleitorais em tudo que é cidade neste ano de eleições. E cabo eleitoral custa caro. Se o governo cortar alguma coisa, vai ser meia dúzia de gastos pingados.
  • POETA - Com Patrícia Poeta – gaúcha de São Jerônimo, o Fantástico, até que enfim, volta ao padrão de beleza global. Só não vai perder a chatice. Mas a culpa não é da Poeta, uma jornalista tão bonita que nem precisa ser chamada de poetisa.
  • FORA DOS TRILHOS - Agora, para o fim deste janeiro, quando começa o ano lunar da China, as previsões oficiais indicam que cerca de 180 milhões de chineses vão usar o trem como transporte preferencial para o seu feriadão do Ano do Rato. O número de passageiros empata com a população do Brasil. Mas, aqui os gatos comeram as ferrovias. Lula vai dar um jeito nisso.
  • ISOLA - O lobista Cláudio Gontijo, promovido em 2007 a mensageiro de pensão por Renan Calheiros, começa o ano sem função no Congresso. Depois da intensa luminosidade, agora lá pelos lados do Parlamento ele parece até que tem lepra. Ninguém lhe dá um forte abraço; ninguém lhe aperta a mão.
  • LUZES PROVIDENCIAIS - Zé Dirceu, o grande comandante do PT paulista, não suporta o ostracismo. Sua crescente queda de importância para os rumos da politicalha nacional provoca-lhe, volta e meia, um providencial surto de agressividade com mira certeira. É uma caixa preta dos vôos petistas. Disse e não mandou dizer para a revista Piauí que a sede do PT gaúcho foi construída, em Porto Alegre, com dinheiro do Caixa-2. Protagonista de metralhadora giratória procura mais que um lugar ao sol nessa guerrilha urbana: quer recuperar a blindagem de outrora. Seu processo corre no STF. Dirceu precisa mostrar notoriedade, posto que já não tem poder. O próximo alvo poderia até ser Lula da Silva. Mas, aí, Zé dá tiro no pé.