Pesquisas
Cinco, dez, 20 mil entrevistados; trezentas, seiscentas, mil e tantas cidades pesquisadas. Como, por telefone? Não vale. O entrevistado não tem como comprovar que o entrevistador anotou corretamente as suas respostas. Quem foi entrevistado? Se tiver bolsa-família, vale. Vale, mas não representa o universo real das tendências. E a margem de erro? Pode ser a "margem de lucro" que Ulysses Guimarães ironizava. Pesquisa boa e gostosa é a feita boca a boca, na boca-de-urna. No dia da eleição; no momento exato após o eleitor ter cumprido seu direito democrático de votar compulsoriamente.
Os mesmos
Os mesmos institutos que erraram no primeiro turno, estão prontos para acertar agora no segundo turno, assim que a eleição terminar.
Uns e outros
Por que será que quem cobra os olhos da cara para fazer pesquisa pode?!? E por que será que as rádios que falam de graça, direto e ao vivo com a população, não podem?
Cinco, dez, 20 mil entrevistados; trezentas, seiscentas, mil e tantas cidades pesquisadas. Como, por telefone? Não vale. O entrevistado não tem como comprovar que o entrevistador anotou corretamente as suas respostas. Quem foi entrevistado? Se tiver bolsa-família, vale. Vale, mas não representa o universo real das tendências. E a margem de erro? Pode ser a "margem de lucro" que Ulysses Guimarães ironizava. Pesquisa boa e gostosa é a feita boca a boca, na boca-de-urna. No dia da eleição; no momento exato após o eleitor ter cumprido seu direito democrático de votar compulsoriamente.
Os mesmos
Os mesmos institutos que erraram no primeiro turno, estão prontos para acertar agora no segundo turno, assim que a eleição terminar.
Uns e outros
Por que será que quem cobra os olhos da cara para fazer pesquisa pode?!? E por que será que as rádios que falam de graça, direto e ao vivo com a população, não podem?
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