Sérgio Siqueira Blog

Sérgio Siqueira - Jornalista como todo mundo e publicitário como qualquer um.

Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Brasileiro, jornalista,viciado em liberdade de credo, pensamento e expressão.

4.12.07

APARÊNCIAS
Ao entregar nesta terça-feira "com muita honra" o documento de renúncia ao presidente provisório do Senado, Tião Viana, Renan Calheiros disse que não renunciou antes porque "poderia parecer culpado". Até parece que renunciando só agora, ele vai nos parecer inocente.As aparências já não enganam mais ninguém.

COVARDIA
Quando o voto é aberto, o povo ganha; quando é fechado, o réu é vencedor.

DEMOCRACIA DE REFERENDO
A derrota de Chávez no plebiscito do mandato eterno não é vitória da democracia, como dizem Lula, Morales, Fidel e outros oportunos comentaristas. Chávez continua com amplos poderes ditatoriais no seu governo. O pulo de gato pardo que ele deu só serviu para adiar seus planos de ser vitalício. Dura só até o próximo golpe.

PIZZARIA
Pesquisa Datafolha mostrou que 45% dos entrevistados colocam o Congresso Nacional entre o ruim e o péssimo. Em março, esse conceito pertencia a 30% dos pesquisados. O percentual dos que consideram o Congresso ótimo ou bom caiu de 16% para 13%. A Casa do Povo está em baixa temperatura, mas mantém a chama acesa para assar quantas pizzas quiser. Os pizzaiolos sabem que o brasileiro engole qualquer sabor. E se lambuza.


GASTANÇA
O imposto do cheque é bom para isso: a vice-presidência da República recebeu cerca de R$ 2 milhões para fins de “apoio administrativo”. Já o Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente recebeu R$ 9 mil para combater o abuso e a exploração sexual de menores. E dê-lhe que te dê-lhe CPMF.

UM LENÇO...
Lula, ao lançar o seu programa virtual PAC das Favelas: “Rico quando constrói no morro é mansão; pobre quando constrói é barraco”. Lula tem um lenço para cada choro. Mas é de sua natureza sempre atacar alguém. Desde que o alguém não esteja por perto.

O IMUNE
Tem retórica forte, capacidade de comunicação, conta com a fragilidade da oposição e uma fábrica de bolsas que não acaba nunca. É a chamada camada teflon: aquela em que nada gruda.

BASTA SORTE
O Corinthians queimou uma geração inteira de grandes jogadores jovens. Merece estar onde está. Se tiver sorte, ano que vem, cai para a terceira divisão.

OS DIRIGENTES
O Corinthians derrubou Duailibi, sócio da máfia russa, pelo voto; pelo voto botou o presidente Andrés, amigo de Kia – gerentão da mesma máfia. Poderia convidar o chefe dos oligarcas para patrono do clube e o presidente dos aloprados para dirigir a Gaviões da Fiel.

FILÓSOFO DE VESTIÁRIO
O filósofo contemporâneo Wanderlei Luxemburgo, brabo com os repórteres que o entrevistavam: “No Brasil, a gente tem omitir pra não mentir”. Não tocou na primeira opção: falar a verdade.

O ESFORÇO

Os quatro clubes que caíram – América, Paraná, Juventude e Corinthians – fizeram das tripas coração para serem rebaixados. Com o mesmo empenho e dedicação chegam logo à terceira divisão.


JAZ
No domingo, o Corinthians saiu do Estádio Olímpico para o aeroporto no ônibus da Jastur. Dizem que o nome da empresa foi sugestão de Lula – o pé frio.

AZAR
O Goiás fez tudo que estava ao seu alcance para cair. Bateu três vezes o mesmo pênalti até que, pra seu azar, a bola entrou.

CUIDADO
O que impressiona no referendo da Venezuela não é a derrota de Chávez. O que mete medo é o tamanho da abstenção. Quase 45% dos venezuelanos que se abstiveram de votar não se importam com o que está acontecendo na Venezuela. Basta um cutucão nesses indiferentes para Hugo Chávez virar o jogo. E Chávez, pelo contágio com Lula, anda meio brasileiro: não desiste nunca. Assim é que fica para daqui a pouco a Revolução do Socialismo Bolivariano.

ERRO DO CHAVINISMO
Bolívar nunca foi socialista era liberalista. O Socialismo do Século XXI de Chávez é, mais que um projeto individual de poder, um erro histórico.

DEMOCRATURA
A democracia procura mecanismos que respondam aos desejos populares. Mas, a democracia pressupõe, pela própria índole, limitação de poderes. É por isso mesmo que há eleições para que se tenha alternância no poder. Mas eleição e plebiscito não chegam a ser a tradução literal da democracia. Hitler foi eleito, na Alemanha; Mussolini foi eleito, na Itália.

FACTÓIDES
Factóide maior que o redescobrimento de petróleo na Bacia de Santos, só mesmo a história do álcool e do biodiesel. O Brasil não sabe o que consome, nem o que vai consumir de álcool. Não tem também como saber quanto e nem para quem vai vender. Conversa mole pra boi dormir.

SAFRA RUIM

Revelar o voto é falta de decoro; plantar laranjas é fartura.