Sérgio Siqueira Blog

Sérgio Siqueira - Jornalista como todo mundo e publicitário como qualquer um.

Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Brasileiro, jornalista,viciado em liberdade de credo, pensamento e expressão.

21.4.08

MISTUREBA
Lula da Silva e Hugo Chávez.... Lula com Hugo dá Lugo.

PREVISÍVEL - O bispo católico Fernando Lugo trocou a Igreja pela presidência do Paraguai. Lugo – o Messiânico, era chegado à Teologia da Libertação, amigo de Frei Beto e fã dos brasileiros Leonardo Boff e dom Helder Câmara. É uma espécie de misto-quente entre Hugo Chávez e Lula. Lugo bateu com sobras a candidata Blanca Ovelar, do partido Colorado. Era previsível: ela não conseguiu explicar como é que uma colorada pode ser Blanca.

CADÊ A MÃE?
Lugo deixou de ser bispo em 2006, quando o Vaticano lhe negou permissão para ser candidato à presidência do Paraguai. Ele disse então que largava a Igreja, mas não deixava a fé. Lugo trabalhou no Equador com o monsenhor Leônidas Proaño, chamado por lá de “bispo dos pobres”. No Paraguai, Lugo ainda bispo ficou conhecido como “pai dos pobres”. Aos 58 anos, ainda não encontrou sua “mãe do PAC” de lá: Programa de Aceleração do Contrabando.

ÍNDIOS E GUARÂNIA
Logo teremos Lula indo e vindo à toda hora ao Paraguai. Lugo vai querer tirar sua lasquinha da Itaipu Binacional. E, em nome da boa vizinhança, Lula mostrará bondade e compreensão para com o chefe guarani. Lula é rico, cheio de petróleo e gosta de índios: gosta de Evo, vai gostar de Lugo e gosta de demarcar as terras da Raposa Serra do Sol, “para uso da comunidade indígena”. E dê-lhe que te dê-lhe guarânia.

O LÚGUBRE
Mesmo que o melhor e único candidato do PT para 2010 se chame Lula da Silva, não vejo como os tucanos possam ganhar a eleição com Zé Serra – O Lúgubre. Cadê a empatia?!? Com aquele olhar cabisbaixo e sorriso serrilhado, não tem jeito. Há que se ter muita paciência até que surja um líder popular, carismático, daqueles com jeito de bom de cama, mesa e banho; bom de bico e de pai dos pobres.

ELEMENTAR
As investigações sobre o vazamento na Casa da Dilma vão de vento em popa. Acabam de prender um bando de seis computadores. Apenas um computador é de mesa, os outros cinco são do tipo notebook. O de mesa é suspeito de ser o chefe do grupo que se disfarçava em banco de dados.

TRANSPARÊNCIA SIGILOSA
Genro, o Tarso de Lula é impagável: “Não houve busca e apreensão. O que houve foi o início de um inquérito e a entrega de computadores para a realização de perícia”. Essa foi a primeira, mas tem mais: para ele a presença da Polícia Federal nas apurações é uma indicação de que “o inquérito será realizado de forma transparente”. E completou convicto: “É um governo transparente”. Não tugiu nem mugiu se as investigações vão terminar antes que se conheça o resultado do Dossiê dos Aloprados. Quanto à transparência, ela é tão clara e cristalina que nem vale a pena falar sobre os cartões corporativos de Lula, dona Marisa, filhos e agregados da elite palaciana.