Sérgio Siqueira Blog

Sérgio Siqueira - Jornalista como todo mundo e publicitário como qualquer um.

Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Brasileiro, jornalista,viciado em liberdade de credo, pensamento e expressão.

31.10.06

Os problemáticos
Falando sobre a necessidade de reorganização do PT, Lula disse que "o PT tem milhões de pessoas. Os problemas foram criados por algumas pessoas que pertencem ao PT". Isso mesmo, só que essas "pessoas" foram escolhidas a dedo para mandar e desmandar no partido. E não foi uma vez só: primeiro, defenestraram Zé Genoíno, Delúbio, Silvinho e seus mambembes; depois, foi a vez de Ricardo Berzoini, com o Freud que não sai de cima, chuveiro, churrasqueiro e tudo mais.

Cofres
Depois de malas e cuecas, o PT apareceu de urnas cheias.

Diálogo
Esse diálogo branco e franco proposto por Lula às oposições é um belo gesto de boa vontade. Boa vontade e astúcia: mais do que nunca ele precisa de governabilidade. Sem respaldo dos adversários não vai conseguir governar.

Pé atrás
A oposição está com um pé atrás. Não vê motivos para acreditar que as conversas com Lula irão além daquilo que ele deseja e quer. Reluta em aceitar o convite justamente daquele a quem acusa de falsear a verdade e a quem cobre de graves e pesadas denúncias.

Mentira
O governador eleito da Bahia, Jaques Wagner, muso petista dessa nova temporada, não sabe que a ninguém é dado o direito de mentir. Pelas religiões é pecado mortal, leva pros quintos do inferno; pelos tribunais, é perjúrio, pode levar à cadeia.

Era Palocci
Genro, o ainda Tarso de Lula, se deslumbrou e decretou o fim da Era Palocci. Levou um "pára-te quieto" e agora vai ter que reconstruir todo o seu caminho de fiel escudeiro do presidente. Não dura no posto. Desce do pedestal muito antes de 2010, ano em que pretende ter vez e voz para anunciar-se como substituto do chefe.

Verborréia
A verborréia de Genro mexeu com os aguapés das elites que Lula pretere em meio a campanhas eleitorais, mas que trata muito bem o tempo todo fora dos holofotes e dos palanques. Os banqueiros e os ricos que garantiram seu Governo Número Um estão com água pela barba com a história de “governo pros pobres”.

Sorria
Toda e qualquer conversa de Lula, ou dos emissários do seu governo, com deputados e senadores, do alto ou do baixo clero, vai ser na base do “sorria, você está sendo filmado”! Mensaleiros, sanguessugas e vampiros estarão sob as lentes de contato imediato de quem não entra no esquema.

Negócios
Todo voto a favor do governo, dado por parlamentares que não pertençam à sua base aliada será uma espécie de carimbo com a inscrição: “Negociei”. Salvo em caso de unanimidade, “para o bem do povo e felicidade geral da nação”.

30.10.06

A Estrela
Laoviah Raziel

Vi uma estrela entrar no meu quintal.
Brilhante, sozinha, furtiva, calada...
(Em claro abandono sentia-se mal).
Pudera, escolheu a casa errada!

Não era só uma estrela cadente.
Era bonita, vistosa, quase azul...
Curioso, olhei pro céu, de repente,
E faltava uma no Cruzeiro do Sul.

O Cruzeiro já não era mais uma cruz!
Volto, então, ao quintal na mesma hora.
(Porque aquela noite já não me seduz),
Mas a estrela tinha ido embora.

Sem o sinal da cruz e sem estrela,
Na solitária noite do meu quintal,
Volto à vida para apenas vivê-la,
Sem sonho e sem rumo, até o final.

O Fim do Outono
Laoviah Raziel

Então, a suave brisa virou vento.
O que era sempre, não se fez eterno;
O outono acomodou-se, sonolento,
Na folha solta que fugia do inverno.

E, assim, o outono passageiro
Da triste folha que estava mais à mão
Fez-se, pronto, fugitivo companheiro
Até chegar-se à última estação.

Voando soltos, ao prazer da aragem,
Seus destinos estavam entrelaçados.
Era apenas uma breve viagem:
Felizes morreram ambos abraçados.

O outono e ela, desnuda folha,
Para amor tão ligeiro quanto terno,
Não tiveram outra sorte, nem escolha:
- Melhor morrer assim do que ser inverno.

Nem falar
E não venham falar agora que o filho de Lula está rico.

Azar nosso
Que azar, Yeda Crusius ganhou. A gauchada de Olívio continuará por Brasília.

Lula, o Sensato
O discurso de Lula, domingo, logo após Alckmin ter reconhecido a vitória por telefone, mostrou um homem pacificador, comedido, de apurado faro político e grande na vitória.

Más companhias
Falando sério, o maior defeito de Lula é a companheirada.

Como dantes
Daqui a quatro anos tudo estará como dantes. O governo vai prometer que tudo fará pela educação, saúde, emprego, segurança, salário, qualidade de vida, justiça social. A culpa não é dos políticos; é nossa. A gente acredita. Já sobre Bolsa Família, nada. Isso não é promessa; é realidade. A grande, una e indivisível, realidade nacional. O máximo que se disser, será lembrando o Abrantes: "Em time que está ganhando, não se mexe".

Clero lero-lero
O analista político que despertou em Roberto Jefferson depois que perdeu o mandato de deputado, diz que os sanguessugas não se elegeram porque eram todos do baixo clero parlamentar. Por óbvias razões contrárias, os mensaleiros – presidentes de seus partidos e malas recheadas - estão voltando. O alto clero tem a força.

Eleições 2010
Já começaram as eleições de 2010. O PMDB jura que, dessa vez, vai ter candidato próprio; os tucanos se mexem com Aécio Neves; Anthony Garotinho anda firmando parcerias com rádios e TVs do Nordeste para apresentar programas religiosos, quer ser o candidato dos evangélicos; os pefelistas, como sempre, estão na deles: só pensam naquilo; o PSol quer nascer pra todos; o PCC está pronto, vai de Marcola e Beira Mar.

Um exercício
Fez bem para Lula aquela história de dividir o país em ricos e pobres. Na verdade, essa divisão não existe. O país é pobre. Lula apenas deixou os ricos pra lá e ficou com o resto do Brasil. Um exercício de lógica.

Eleitorado
No Brasil, em cada três eleitores, dois são pobres; o outro tem mania de rico.

Como dantes
Daqui a quatro anos tudo estará como dantes. O governo vai prometer que tudo fará pela educação, saúde, emprego, segurança, salário, qualidade de vida, justiça social. E você acreditará. Sobre Bolsa Família, nada. Isso não é promessa; é realidade. A grande, una e indivisível, realidade nacional. O máximo que se disser, será lembrando o Abrantes: "Em time que está ganhando, não se mexe".

29.10.06

Temporada
Termina a eleição, começa a temporada de cassa.

Bipresidente
Alckmin tomou a mesma diferença que Serra levou de Lula há quatro anos. Em 2002, a cada três eleitores, dois votaram em Lula no segundo turno. Hoje, deu repeteco. Amanhã, o PCC reage com a chapa Marcola e Beira Mar. O tri está a perigo.

Compensa,sim
Já que o crime re/compensa, então, estamos combinados: agora, quem não usar dólar na cueca é mulher do padre.

Mídia dadivosa
As pesquisas de opinião não teriam e menor importância se a mídia não lhes desse cobertura. Os veículos de comunicação fazem repercutir, de graça, os dados que os institutos cobram os olhos da cara para pesquisar. Sem notícia, as pesquisas não valeriam nada. Jornais, revistas, redes de televisão - salvo horrorosas exceções - trabalham no amor e graça para os papas da opinião brasileira.

Artistas do inconsciente
Seria engraçado se não fosse trágico, o ar de seriedade e importância com que os apresentadores de jornais eletrônicos "noticiam" os resultados da "última pesquisa de opinião". Informam como se fosse o "furo" dos últimos ânus (anos, meu revisor. Anos!). Nem se dão conta de que estão a serviço dos experts do inconsciente coletivo. Deveriam pelo menos cobrar cachê por suas atuações como artistas da massa de manobras.

A diferença
A diferença é que, enquanto os outros partidos não conseguem fazer do limão uma limonada, o PT faz de um "laranja" uma laranjada.

28.10.06

É pouco para o Brasil
A nova fórmula de debate proposta pela TV Globo, transformou o programa numa espécie de disputa pela prefeitura de uma cidade qualquer. Esse tipo de decisão eleitoral é muito pequeno para o tamanho de uma verdadeira democracia. Pobre país aquele, cujos eleitores dependem de um bate-boca na televisão para decidirem o futuro da nação.

Eficácia de ocasião
Os federais foram ágeis e eficazes para descobrir a farsa do padeiro trapalhão de Varginha. O mesmo não aconteceu com o grupelho do Hotel Íbis – sede da compra do Dossiê Tucano e, muito menos, com a operação para localizar o Cessna usado pela quadrilha para levar o dinheiro de Nova Iguaçu para São Paulo.

A volta
A grande “torcida”, em Brasília, é pela vitória de Olívio Dutra no Rio Grande do Sul. Só assim Olívio levará de volta a gauchada incompetente que, quando ministro das Cidades, trouxe para o governo e instalou de nariz em pé no Distrito Federal.

E o verbo se desfez...
Eu sei, tu sabes, ele sabe, nós sabemos, vós sabeis, eles sabem. Todo mundo sabe. O Brasil inteiro sabe. Até ele que nunca sabe, também sabe: o Governo dos Calamares, os políticos, a Facção PT Organizado banalizaram de tal forma o escândalo que hoje já não se sabe mais nada.

Afinidade promíscua
Na verdade, o povo não só gosta dessa mixórdia gananciosa, dessa balbúrdia moral, como morre de inveja porque ainda não faz parte do bando que se encaixou no governo para tomar de assalto este país. A massa ignara, em sua maioria predatorial absoluta, daria um braço para estar sentada à mão direita da oligarquia toda poderosa que meteu a mão no fundo das burras públicas, que tripudiou e tripudia o escândalo, a corrupção, a roubalheira. Que gargalha, aos frouxos de riso e de cuecas recheadas, porque deixaram o Brasil de calças na mão. E o povo que acalenta essa promíscua afinidade com o crime oficial, se imagina satisfeito porque ainda nutre a ilusão de ser convidado a sentar-se à mesa dos arcanos. Dos arcanos, não... Republicarcanos!

A gente sabe
Nunca descobriram tanta corrupção num governo brasileiro. Nunca a verdade foi tão clara no Brasil. A gente sabe de tudo: quem são eles, quanto e de onde roubaram, para quem saquearam o Brasil. Imunes e impunes não se escondem, nem se cuidam: assinam cheques, carregam malas, enchem as cuecas e transformam a mentira na mais sacrossanta verdade; as denúncias viram perseguição; os cassados viram heróis. Sabem que a lei tem memória curta e que, na missa de 7º Dia, o crime prescreve. Mas dá pra ver: nunca a verdade foi tão clara no Brasil.

Medalhista
A mentira pode ter pernas curtas, mas como corre nessa República dos Calamares! Numa olimpíada, o Brasil seria medalha de ouro.

A última verdadeTriste país em que a última grande verdade pública foi proclamada em brado retumbante na ópera bufa de Roberto Jefferson.

Anticultura nacional
Por conta da anticultura instalada no país, o brasileiro pensa com seus botões: “Se eu estivesse lá, no lugar deles, também faria o mesmo”.

Agronegócio
Nunca se viu um governo com maior vocação para o agronegócio: plantou milhares e milhares de “laranjas”.

Dossiê Tucano
A Facção PT Organizado anda jogando verde pra esconder “laranjas” maduras.

27.10.06

Os erros
Houve, ao correr da campanha de Geraldo Alckmin, muitos ledos enganos. Dois deles, no entanto, saltam aos olhos: primeiro, a imposição de sua candidatura, desafiando os mandarins do pefelismo e do tucanato; segundo, prometer o combate cerrado ao que o governo vem fazendo. Não é isso que os brasileiros pensam. Pelo contrário, o sonho é chegar aonde está a oligarquia popular: fariam exatamente a mesma coisa.

2010
Se ficar realmente confirmado que o crime re/compensa, ninguém terá mais votos em 2010 do que a candidatura do PCC: Marcola e Beira-Mar.

26.10.06

A arte da escolha
Depois de mexer e remexer, dezenas de vezes, naquele mesmo ministério que, com ironia o presidente da República dos Calamares defendia e defende dizendo que "em time que está ganhando não se mexe", chega-se à conclusão que ninguém, como Lula, escolhe tão bem um marqueteiro. Assim mesmo, no início da reta final desta eleição, trocou - para inglês ver - o galo velho, boquirroto, falastrão e ainda impune, Duda Mendonça. Pode descuidar-se na escolha de ministros, assessores especiais, oligarcas partidários, companheiros de somenos, mas em matéria de marqueteiros, é imbatível.

Republicano
Nas 1001 Noites, o código-chave para Ali Babá e seus 40 ladrões escancararem a porta da caverna onde guardavam os tesouros roubados era "Abre-te Sésamo!". Agora, a palavra-chave é Republicano. Serve para curar qualquer ressaca dessa orgia, desse enorme pileque, desse porre de imoralidade e de achaques aos cofres públicos, à política e à consciência da Nação. O povo, sufocado pela trôpega republicanice é o próprio Ali Bobão...

23.10.06

VERSOS QUASE ERÓTICOS

Homenagem
Na mais terna relação de dois amantes
O homem, de joelhos, precisa fazer...
Homenagem à mulher, momentos antes,
De beijá-la à altura do seu prazer.

Manual
Ah, comer quando e a quem bem queria!
A todas, com charme e perdida paixão.
Na juventude, assim lhe acontecia:
Ele tinha o mundo na palma da mão.

Imaginação
Não existem mulheres feias na vida.
A todas, todos devem sempre fazer jús.
Pra que a feia nos pareça bonita...
Basta apenas que se apague a luz!

E o Último foi o Primeiro
Cena I
A maçaneta da porta: que percalço!
Ela, em camisola de seda chinesa;
Ele, descamisado e pé descalço.
Na sala, o cigarro sobre a mesa...
Pano Rápido
No flagrante delito daquela traição
Nada havia para fazer nem dizer.
Ao marido, o amante estende a mão:
- Sorria! Você é o primeiro a saber!..

Assédio
Ela nem sabia que estava dando
Mas ele assediava, convencia.
Se ela não desse, saísse andando...
Tchau emprego!Ele a demitiria.

Coisa de rico
Pobre e metida a besta / Não sabe que marido rico / de segunda-feira a sexta / só mija fora do penico.

Ótica
-Pense lá o que bem entender e quiser,
Mas acho agressivo e descarado
Esse tal de amor de mulher com mulher...

Ronronava o rapaz pro namorado.

Hai-kai
É, o tempo não poupa, ela prefere ele de roupa.

Coragem
Machismo é mostrar sem medo a cara:
O "Capenga" desviado-se do ovário;
O belo mancebo diante da vara
Saindo lá de dentro... do armário.

Gol de placa
Comer a mulher do vizinho / e não contar para mais de cem / é um gol de placa sozinho / num estádio sem ninguém.

Sociedade Anônima
Levou sempre a pior em negócio / realizado entre ambos, os dois / começou perdendo para o sócio / dando primeiro para comer depois.

Pooker face
Descarada mesmo é a Clarabela:
Cara de pau, quando ela mente não cora.
E garante que o sexo para ela
É só uma coisa da boca pra fora.

Metamorfose
Ela, gostosa, bonita, uma gata;
Ele, só um diligente sapateiro,
Que o tempo todo, o dia inteiro,
Fazia dela o gato e sapato!

Futebol, Coisa de Homem
Mata a bola nos peitos / e escorrega na coxa.../ passes de curva, sem defeitos / ela tem aquilo roxa. / Enfia no meio das pernas / e mete bem na brecha / sua defesa abre-fecha. / Embaixo dos paus, a goleira / encaixa as bolas, faceira. / Bolas, decididamente,/ esses lances nos consomem... / Futebol é coisa de homem!

Traição Mental
Sexta-feira, fim de semana começa.
De frente, pelas costas, via oral, enfim...
Fantasie; faça com ele, sem pressa
Mas, no instante supremo... pense em mim!

Arqueirode Onan
Flechou todas aquelas que desejava:
Loiras, morenas, mulatas... tudo igual.
O seu arco sempre se retesava
Mas o seu flechaço era manual.

22.10.06

Dissimulados
Nos seus tempos de criança, você devorava às escondidas, pelos buraquinhos, a lata inteirinha de Leite Moça. Descoberta a traquinice, sua mãe queria saber quem era o guloso sorrateiro: - Luizinho, você sabe quem acabou com o leite condensado? E você desconversava: - Hein? Não, mãezinha.Chiii, amanhã tenho sabatina de geografia, tchau. Esta cena hoje é corriqueira na política. Você quer saber quem botou os dólares na cueca e eles respondem: - Hein? Puxa, que sapato bonito você está usando... Tchau

Concubinato
O MST "deu um tempo" no seu namoro com a Facção PT Organizado. Assim que termine o segundo turno, retoma seu concubinato com o governo - seja lá quem for, ou qual seja o governo.

Miséria Fashion
Os verdadeiros miseráveis - esses para quem você dá uma esmola, uma migalha de vez em quando - não comem, têm Fome Zero; não levam à tiracolo nenhuma Bolsa Família. Os miseráveis são o lado avesso da sociedade emplumada. São o que nós fazemos da vida. Eles nos apavoram porque mostram o lado sujo, sem maquiagem, sem retoques, do mundo que criamos. Somos nós, passando por nós mesmos pelas ruas da história que construímos. Em compensação, os miseráveis estão sempre na moda. Nada mais global, nada mais atual, nada mais terrivelmente fashion do que a miséria.

Programa de governo
Cada projeto apresentado por Lula hoje, no debate da universal TV Record, será o atestado de débito de um programa de governo. Não há nenhuma razão para um presidente debater aquilo que já tenha realizado. A menos que tudo ainda esteja por fazer. Aí, não é programa de governo. É promessa.

Perigo
O que é mais perigoso, ligar um Lorenzetti, ou ligar pro Lorenzetti?

13º de troco
Furibundo com os resultados das urnas lá na Bahia, o senador Antônio Carlos Magalhães dá o troco: quer que o governo Lula pague o 13º salário para os portadores de Bolsa Família.

Mais um
Falta só mais um escândalo para Lula chegar aos 100% nas pequisas de intenção de votos.

O Debate
Nesta segunda-feira,na universal TV Record, mais um debate pela Presidência da República: Lula x FHC. Mediador: Geraldo Alckmin.

Fisiologia pura
A indecisão ideológica de alguns setores do PMDB quanto a quem devem apoiar nesta prorrogação eleitoral é só uma questão de cargos públicos. Nada mais.

Choque
Se as investigações continuarem esquentando, o Lorenzetti do Palácio vai acabar queimando.

Festa e festa
A Polícia Federal descobriu que Zé Dirceu telefonou duas vezes no mesmo fatídico dia da operação Dossiê Tucano para Lorenzetti. Com certeza, queria apenas saber quando seria o próximo churrasco na Granja.

Disque, disque...
Já Gilberto Carvalho, ao discar para o churrasqueiro no dia do flagra no hotel, apenas cumpria o sagrado dever de assessorar o presidente da República. Ligou para saber por que Freud não saía de cima. Logo depois - segundo ele próprio - contou tudinho para o chefe. E Lula, então, pelo menos dessa vez ficou sabendo.

21.10.06

Preferência nacional
Falta só mais um escândalo para Lula chegar aos 100% na intenção de votos.

20.10.06

Nota as notas
No Cara a Cara testemunhado por Ana Paula Padrão, no SBT, Lula ironizou Alckmin que insistia na elucidação do caso Dossiê Tucano, dizendo que seu oponente teimava em cantar "numa nota só". Ouviu o que não queria: "Não, não é uma nota só; trata-se de um milhão, setecentas e cinqüenta notas" - rebateu Alckmin.

É outro
Ainda não avisaram Lula que o seu concorrente à Presidência da República é Geraldo Alckmin. No SBT ele debateu o tempo todo com Fernando Henrique Cardoso.

Negócio da China
Agora se sabe: aquela viagem à grande muralha chinesa, com 400 convidados, acabou sendo mesmo "um negócio da China": a pirataria no Brasil.

19.10.06

Verborrágico
Genro, o Tarso de Lula, foi veementemente verborrágico na sua missão única e precípua de ser - nesses tempos bicudos - o porta-desaforo oficial, avaliando a declaração de Alckmin de que "se Lula for reeleito, o governo dele acaba antes de começar". Disse que Alckmin tinha se mostrado mais Opus Dei e revelado o que chamou de "seu lado Pinochet". O comentário até seria oportuno, mas não se estendeu à declaração total do candidato opositor que concluía dizendo: "logo estarão tratando de 2010". Genro - que só assina embaixo - até nem tem tanta culpa assim no cartório, a omissão do fim da frase foi maldadezinha da imprensa. Bem aproveitada pelos alquimistas (epa!) da Facção PT Organizado.

18.10.06

Dossiê Tucano
Falando sobre o Dossiê Tucano ao Jornal da TV Record, Lula disse que "é preciso investigar. O que não pode é fazer show. Quem errou, pagou". E assim o presidente está convencido de que acertou ao escolher seus ministros, assessores e companheiros.

Logotipo
A estrela vermelha do breve metalúrgico de ontem é, definitivamente, a fina gravata do presidente de hoje.

Começo do fim?
Alckmin, na sabatina desta terça-feira, na OAB: "Se Lula for reeleito, o governo acaba antes de começar. Em seguida eles começam a pensar em 2010". O que ninguém diz é que, do jeito que as coisas andam, a candidatura da Facção PCC - Marcola / Beira Mar - é imbatível daqui a quatro anos.

Privatização Calamar
Uma das mais fortes e letais armas que os governistas usam nessa guerra de nervos do segundo turno contra Alckmin é a privatização. Só falta os alckmistas se darem conta de que podem usar o mesmo veneno contra Lula: nunca a máquina estatal foi tão privatizada como na República dos Calamares. O organismo público está totalmente contaminado pela praga da terceirização.

Coalizão?!?
Genro, o Tarso de Lula, disse na rádio CBN que "o presidente Lula vai fazer um governo de coalizão". Coalizão é o mais novo apelido de negociação; negociação é o codinome de cooptação; cooptação quer dizer mensalão. Talvez Tarso de Lula estivesse pensando em coagulação - estado natural do país lulático. Com tanto vampiro e sanguessuga solto por aí...

Preferência
Lula recusou convite para o tradicional debate da OAB com candidatos à Presidência da República. Permanece fiel ao monólogo.

Só mais um
Lula - segundo a última pesquisa Datafolha - tem 57% das intenções de voto. Só falta mais um escândalo para chegar aos 100%.


Confraria Happy Hurra
Toda quinta-feira é dia santo de guarda para a Confraria Happy Hurra na mesa-5 do mezanino do Porcão, Píer-21, Lago Sul, Brasília. Sentados, da direita para a esquerda: Uilsom Moreira, Dirson Azambuja, Luiz Carlos Gerth Dias; em pé, na mesma ordem:Antônio Pontes, Sérgio Macedo, Sérgio Siqueira e Elisabeto Soares.

17.10.06

Pesquisas
Cinco, dez, 20 mil entrevistados; trezentas, seiscentas, mil e tantas cidades pesquisadas. Como, por telefone? Não vale. O entrevistado não tem como comprovar que o entrevistador anotou corretamente as suas respostas. Quem foi entrevistado? Se tiver bolsa-família, vale. Vale, mas não representa o universo real das tendências. E a margem de erro? Pode ser a "margem de lucro" que Ulysses Guimarães ironizava. Pesquisa boa e gostosa é a feita boca a boca, na boca-de-urna. No dia da eleição; no momento exato após o eleitor ter cumprido seu direito democrático de votar compulsoriamente.

Os mesmos
Os mesmos institutos que erraram no primeiro turno, estão prontos para acertar agora no segundo turno, assim que a eleição terminar.

Uns e outros
Por que será que quem cobra os olhos da cara para fazer pesquisa pode?!? E por que será que as rádios que falam de graça, direto e ao vivo com a população, não podem?

Do limão, a limonada
A propósito das freqüentes menções do presidente e do ministro da Justiça à atuação da Polícia Federal e das quase 400 operações de caça aos corruptos, o blog recebeu um comentário que agora lhes repassa. Diz assim: "Esta onda de prisões e espetáculos da Polícia Federal começou como represália ao governo Lula. Depois de quase 100 dias de greve salarial, logo no início do mandato do PT, os federais não ganharam nada. Sairam de mãos abanando. Resolveram, desde então, dar o troco. Só a vivacidade e a verborragia do ministro é que conseguem iludir os menos avisados. Ele consegue fazer do limão, a limonada. A PF, desde lá, nunca mais parou de fuxicar os porões oficiais. Agora o governo diz que ele é que prende os corruptos. Pena que tenha sempre um PeTelho atravessado na garganta".

Matar e mostrar...
A tropa de choque da Facção Oligarquia Organizada defende com unhas e dentes que os debates na TV devem se concentrar única e exclusivamente em planos de governo. Bobagem. Quanto mais um presidente discutir "programas" de governo, mais evidente ficará - para quem tenha um mínimo de discernimento - que ele não fez o dever de casa ao correr do seu mandato. Projetos e promessas sempre são próprios de candidatos, nunca de governantes. Governo tem é que matar a cobra e mostrar o pau.

Há Vagas
Recebo do jornalista Rogério Brodbeck e repasso a informação: Estão abertas as inscrições ao concurso de admissão a ingresso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar, de Porto Alegre. Existem 60 vagas para civis (comunidade em geral) e 30 para dependentes de militares da BM. O estabelecimento - que no governo do PT chegou a ser excluído da administração da Brigada Militar e entregue apenas à Secretaria da Educação - é voltado ao Ensino Médio e abriga estudantes de ambos os sexos. Possui regime de aulas em tempo integral (dois turnos de segunda a quinta feira, e nas sextas feiras somente pela manhã). Maiores informações com o edital do concurso podem ser obtidas no site da Brigada Militar www.brigadamilitar.rs.gov.br ou pelo telefones (51) 3336-6812 e 3288-4264 ou ainda pelo endereço eletrônico colegiotiradentes@brigadamilitar.rs.gov.br

Pronto!
Lula garante que afastou Ricardo Berzoini da coordenação de sua campanha porque ele não soube lhe dizer quem tinha feito a "burrice do Dossiê Tucano". Pronto! Mais um escândalo resolvido. I la nave va

Razão
Quando Lula bota pra fora os "podres" de Alckmin e, prontamente, Alckmin bota pra fora os "podres" de Lula, acredito piamente nos dois. Sinto que ambos têm sobrada razão. Nessa hora dá pra ver que são sinceros.

Testemunha
Então, Carla Cepolline, namorada do coronel Ubiratan Guimarães, o 112º do Carandiru, insiste que é apenas testemunha. Pois, é... testemunha ocular.

Era uma vez...
Era uma vez, um quarto de hotel em que só havia petês, amigos e assessores do governo. Ah, sim... um amontoado de fotos e um milhão e setecentos mil em dinheiro brasileiro e americano.Lula agora quer saber "quem engendrou" a operação Dossiê Tucano. Se perguntar para o Brasil inteiro, até para os petistas que não pertencem à Facção Oligarquia Organizada, logo saberá.

Profeta do acontecido
Márcio Thomaz Bastos, sempre de carona nas operações bombásticas da Polícia Federal, é o verdadeiro profeta do acontecido. Tem sido o arauto dos quase quatrocentos casos realizados pela versão nacional do time de Eliot Ness. Só não conta que, afora o rolo da Daslu, todos os envolvidos tinham uma estrela cadente na testa. Principal Rolando Lero do governo - seguido de perto por Genro, o Tarso de Lula - se fosse bonito, com o papo que tem, já teria comido o Brasil todinho.

16.10.06

REPÚBLICA DOS CALAMARES
mensalão, dizimão & cueca (*)
Autor: Sérgio Siqueira, - Brasília, 2005.

Este foi um livro não editado na época em que ainda nem se falava em sanguessugas.Entendam o destempero e estemporaneidade. Vai agora para a leitura virtual, antes que mandem o Brasil parar e todo mundo desça.

REPÚBLICA DOS CALAMARES
Mensalão, dizimão & cueca de A a Z

Prolegômeno

Jornalista sem opinião é o quê?! Jornalista empregado. Isenção jornalística é delírio acadêmico de quem finge que é do ramo. Está fora do mercado de trabalho. Todo veículo de comunicação é empresarial ou político-partidário. Como se há de querer que um apresentador, dessas tevês de igreja, seja isento num episódio de sacrossanta aero-lavagem? Tenha-se dó e piedade. No máximo, espere-se para que interprete um bom equilibrista. Melhor: malabarista, só para que não se perca a viagem da moda. Nunca me enganei pelos veículos por onde andei. Fiz rádio, tevê, jornal, revista. Tive liberdade – credo! - de pensamento e expressão, enquanto os departamentos de comercialização e marketing deixavam. À medida que perdia patrocínios, perdia empregos. São quarenta anos de altos e abismos sem isenção. Mais de quatro décadas de jornalismo opinativo, vinculado apenas e inevitavelmente a um vocacionado voto de pobreza.

É sem isenção nenhuma que me apego aos fatos e às versões que surgiram a partir do final apoteótico do primeiro semestre de 2005, com o lírico deputado Roberto Jefferson que fez de uma ária do PT nada mais do que um triste solo para a nova versão da velha Geni cansada de guerra. Haja PTbosta no ventilador!

República dos Calamares

A República dos Calamares surgiu das brumas, lá pelos Anos de Mercúrio Cromo, por volta de 1964, às margens de um rio no centro do Brasil, de onde se ouviu _ à sombra de uma estrela vermelha - um berro torturante: “Prefiro a morte que esse cheiro forte”!

Era o papagaio do Araguaia, com band-aid no joelho, a reclamar da tortura a que o submetiam, porque gostava de viver perigosamente a meter o bico onde não era chamado, em furtivas empreitadas que não cheiravam bem.

De lá pra cá, decorridos 30 anos e mais dois, a República dos Calamares se consolida – chega aos salões palacianos com a pompa e a circunstância de um gigantesco molusco à disposição da população faminta de pão e circo.

E a história da nação começa a ser reescrita. Mas com a mesma tinta e as mesmas velhas letras do coronelismo republicano e dos redentores generais. E percebe-se agora, a partir de um desafinado dó-de-peito, que o regime em exercício é o da farta distribuição de nacos de poder para os amigos da casa – digamos, Civil - e dieta absoluta de prestígio e consideração para quem não prova nem aprova migalhas de frutos-do-mar e acha que lula é iguaria para ser posta em pratos limpos.

Por enquanto, dessa imensa fatia prometida para o esfaimado Merdosul, só se serve pão e circo nessa capital da América Latrina. E assim se comprova que quem nasceu para calamar, jamais a polvo há de chegar.

Mensalão

Quando pela primeira vez na República dos Calamares se ouviu falar em propina para pombo-correio, já se sabia que a CPMI da Pizza por Sedex cairia na vala-comum das ceias mal digeridas. Mas, eis que de repente, transforma-se na polpuda Comissão PraLamentar do Mensalão.

Dizimão

Basta ver para crer. Há algo de podre no reino dos céus. E nos céus do reino há certas notas pelo ar que a vã filosofia não sabe, nem quer cantar.
O dinheiro, enfim, cai do céu.

Cueca
A República dos Calamares acaba com os pruridos de timidez dos velhos tempos e lança, sem medo, a moda de andar com as calças na mão. A cueca é a peça fashion da política de preferência nacional. Apenas não esconde nada. Revela às escâncaras como é mesmo que a esperança vence o medo.

Das delongas à exibição

Assim é que, em obediência à ordem dos alfabetizados, se passa a expor, sem qualquer pudor, com explícito exibicionismo, as mais íntimas partes desse tragicômico Estado tristemente notório, nascido para servir à coisa pública, ao interesse comum, sistematicamente organizado para que, em seu nome, um ou vários indivíduos exerçam o seu poder supremo por determinado tempo.
Um tempo em que o futuro pode durar até que se chegue à última página desta coletânea do que hoje é – com a licença de Stanislaw, o Ponte Preta – testemunha ocular a falastrona do maior festival de besteiras que assola este País.

Capítulo Único
Exibição Explícita


A OUTRA FACE
Quem diria que, baixando a cueca, o PT mostraria a cara!?

ABENÇOADA
Abençoada é a lavagem do dinheiro sujo de pecadores deslavados.

ADÃO
Preso pelas cuecas o pobre Zé Adalberto foi promovido de burro-de-carga dos 100 mil dólares, a mula de Adão do paraíso fiscal petista.

ADMIRADOR
Um dos fiéis do Reino de Deus aproxima-se do deputado do baixo clero e confessa convicto: - O que mais admiro no senhor é sua baixeza!

AEROLAVAGEM
Há algo que cheira mal no reino dos céus: os jatos evangelicais são podres de chique.

AGÜENTA
Hei, Lula, assim não há cueca que agüente!

AIRLAV
A moda agora é lavanderia aérea. Vem aí a Airlav. Creia, o que é seu está guardado. A Varig que se exploda.

ALGEMAS
Nunca se viu tanta gente boa algemada como agora. Chama o Chico e pede para ele cantar: “Quem te viu, quem te vê; quem jamais esquece não pode reconhecer”...

ALVO
Um dos alvos principais de Jefferson Caixa-Preta é Delúbio Mala-Preta.

ANIMAL DOMÉSTICO
O delegado da Inteligência foi burro: não sabia que na República dos Calamares quem canta de galo é Duda Mendonça.

ANISTIA
Os políticos exilados na época da Redentora se mostram hoje tão insensíveis que confundem anistia com anestesia..

AOS POUCOS
De cueca em cueca o PT enche o saco.

ATO PÚBLICO
É tanta falta de decoro que “ato público” é sexo explícito a céu aberto.

BANCO SEGURO
Os deputados bispos da Igreja Universal preferem aviões a estabelecimentos bancários, porque em caso de um grande desvio, os bancos das aeronaves têm colete salva-vida.

BAGAGEM
Alô, alô, aviadores do Brasil: Lula voou com malas e bagagens para Paris.

BANDEJA
Nos templos de hoje os pastores passam a bandeja e dizimam nas urnas.

BARGANHA
É tão escancarado o toma-lá-dá-cá que a sala do cafezinho no Congresso é chamada de Bar Ganha.

BERÇO
Quem nasceu para Mauro Marcelo, jamais será Eliot Ness.

BÍBLIA
Está na Bíblia: no fim João Batista perde a cabeça.

BLINDAGEM
A blindagem a Lula é necessária. Se ele sair, entra o evangelical Zé Alencar. Aí, vai ser um deus-nos-acuda. Deixa como está, pra ver como falta pouco.

BOLSAÇO
Do jeito que estão usando algemas, parece que o risco de vida e morte é avaliado pelo peso do valor sonegado. O maior perigo é levar com uma bolsa da Daslu na cara.

BOTON
Boton de parlamentar caiu das lapelas. Na verdade caiu de moda.

BRINCADEIRA
Ao dizer que foi depor para “passar o Brasil a limpo”, Carlinhos Cachoeira instalou a CPI da Bingolândia.

CALCINHA
Depois do caso dos dólares encuecados, os policiais agora querem revistar toda a bagagem das secretárias de políticos.

CANTORIA
Pela reação das cobras criadas no picadeiro, estava na cara que o delegado da Inteligência, Mauro Marcelo de Lima e Silva entoara, em meio às bestas-feras, o triste canto do cisne.

CANUDO
Uma das notas de 100 dólares estava enrolada, tipo carreirinha de cheirar coca. O policial quis saber do burro-de-carga: - Você é viciado? Ao que Zé da Cueca retrucou: - Nada disso. É pra hora do xixi no avião.

CARA
Hei, cara pintada, você prefere uma Fiat Elba, uma Land Rover ou virar cara-pálida?

CARGA PESADA
Para o Reino de Deus não há excesso de peso em Vôo Dizimão.

CARTILHA
Vocábulo politicamente incorreto na cartilha dos calamares: CPI.

CAUSA E EFEITO
A Lei de Jefferson virou efeito dominó no governo e no PT.

CHAVE
Na República dos Calamares o melhor aparato de segurança para malas de viagem é a chave de cadeia.

CHAMEM O SÍNDICO
Falta um eletricista no Palácio do Planalto: os pontos obscuros precisam ser esclarecidos.

CHUVA
Quando o cara disse que era agricultor e que o dinheiro era fruto da venda de hortaliças, o policial não agüentou: - Como chove na sua horta!

CLERO
Mesmo com toda grana, o bispo Batista é do baixo clero.

COFRINHO
Essa profissão de policial reserva terríveis missões. Veja bem as pistas que os federais tiveram que seguir até meter a mão no cofre do Zé da Cueca.

CORRUPÇÃO
Zé Dirceu diz que “não há corrupção generalizada no governo Lula”. Claro, é centralizada.

CREIA
Pode crer, o PT não inventou a corrupção. Organizou-a.

CREDO
Venha para a Igreja do Pobre Jornalista Desamparado. Cura-se gripe, por dez reais; garante-se o céu, por módicos 10% do seu salário. Benção para garantir o corpo e o espírito da matéria, é por obra e graça dos deuses.

CROCODILO
Se um corrupto chora, vale o dito popular: “Vergonha é roubar e não poder carregar”.

CUECA
Quando sacou os 100 mil dólares da cueca do desavergonhado assessor do irmão de Genoíno, um dos policiais exclamou com faro aguçado: - Isso não tá cheirando bem!

CULTUANDO
É como lacrimejam os pastores universais nos cultos do fim da semana: - Oh, Senhor, o dinheiro caiu do céu!

CÚPULA
Sempre que a cúpula do PT se reunia, os seus membros cupulavam.

CURRÍCULO
Bastou mostrar na Secretaria Geral do PT o seu diploma de especialista em idiomas estrangeiros, para ser logo demitido do ministério. Não falavam a mesma língua.

DANÇA
Já que o país está voltando aos velhos tempos e vendo tanta gente bailando na curva seria melhor que, ao invés de algemas, as prisões fossem feitas com bambolês.

DEBOCHE
Quebrar o sigilo bancário, fiscal e telefônico de corruptores, não leva a nada. Eles são ativos. Não são passivos. Pagam. Quem paga não passa recibo. Recebe.

DEPRÊ
A corrupção é tanta que Bob Jeff vai cair em depressão: quase ninguém mais fala nele.

A DESCOBERTA
Dizem que o susto de Zé da Cueca foi tal que um inesperado e ruidoso surto de flatulência jogou tudo pro ar. Algumas notas voaram. Literalmente.

DESARMAMENTO
O morro está pagando o dobro que o governo oferece pela artilharia caseira.

DESCAMINHO
Esse vôo sagrado de dinheiro sujo de pecados, pronto para uma boa lavagem, tem ares de descaminho, figura do código penal caracterizada pelo ato de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de imposto devido pela posse, entrada ou saída de mercadoria ou valores...

DESLAVADO
Mesada, mensalão, dizimão, dólar na cueca... A isso é que se pode chamar de dinheiro deslavado.

DETALHE
Dizem que Lula, o dono do time, só sabia dos detalhes. Para Parreira, treinador da Seleção Brasileira de Futebol, o gol é detalhe.

DEU SAMBA
Corrupção dá samba: olha o ronco da cueca aí, gente!

DF
É tanta sujeira na política e no Governo Calamar que Brasília virou o centro do Detrito Federal, capital da América Latrina.

DIFERENÇAS
O crime na coisa pública é mais organizado que o governo. Só por isso se sabe o que é crime e o que é governo.

DINHEIRO SUJO
Assim que viu os dólares dentro da cueca do assessor parlamentar, o policial deduziu com vivacidade: - Garanto que esse dinheiro não é lavado!

DIGA
O que tem mais no Brasil, igreja ou celular?

DISPENSÁVEIS
Na República dos Calamares dois pré-requisitos passaram a ser apenas esquisitos para cargos de confiança: talento e escrúpulo.

DIZIMADO
Mesmo que a lavagem do dinheiro do bispo Batista seja com água benta, ainda assim ele será dizimado.

DONO SOLTO
O irmão de Zé da Cueca foi quem, na sua simplicidade, traduziu tudo: “Pegaram o vaqueiro; o dono da boiada está solto”.

DUPLA IDENTIDADE
Assim como os deputados ora são bispos e os bispos logo são deputados, Gilberto Gil ora é ministro e logo, logo é cantor.

DÚVIDA CRUEL
O chefe dos federais quis saber do Zé da Cueca: - Escuta aqui, seu pilantra, se você esconde dólar na cueca, onde mete o cartão de crédito?

EM PAZ
O bispo universal só descansou ao saber que o Vôo Dizimão foi considerado coisa de vigário.

ESPANTO
Uma das policiais que acompanharam a revista de Zé Adalberto no aeroporto ficou espantada: nunca tinha visto um agricultor com um pepino tão grande na cueca.

ESTRELA CADENTE
Os deputados mais crédulos, diante de uma estrela cadente, fazem três pedidos. No mínimo.

ENXURRADA
Não é um mar... é um Delúvio de lama.

ERA
O delegado Mauro Marcelo de Lima e Silva era da Abin – Agência Brasileira de Inteligência, quando cometeu a burrice de chamar o Congresso Nacional de circo – “picadeiro” – e os parlamentares de animais ferozes – “bestas feras”. Não sabia que ali só tem cobra criada. Ele era da Abin. Era.


ESQUINA DO AQUÁRIO
Roubaram

Alfredo, um irrecuperável boêmio, chegava em casa altas horas da madrugada. Trôpego e cambaleante, no mais possível silêncio para não acordar sua mulher, luzes apagadas foi tirando cuidadosamente as calças para enfiar-se primeiro no pijama e depois na cama.

A operação estava quase terminada quando, para seu azar, um monte de moedas cai de um dos seus bolsos estriptosamente no chão do quarto. Maria Rita acorda-se em sobressalto e, vendo o marido naquela situação, pergunta apavaorada:

-Alfredo! Cadê sua cueca???
-Hein, cueca? Chi, me roubaram a cueca!

O casamento nunca mais foi o mesmo. Como jamais será o mesmo esse PT do
assessor parlamentar do irmão do Zé Genoíno.


ENTREMENTES...
Enquanto isso, Lula aplaudia o show do ministro Gil em Paris.

EX
A esperança que venceu o medo é o espanto que chegou mais cedo.

ETCATERVA
Os petistas de alma, coração e vida, precisam se dar conta do estrago que os oligarcas do PT causaram ao partido e ao governo Lula. persistindo na sua defesa acabarão de cuecas, com as calças na mão.

EUREKA!
No meio do escândalo, o governo descobriu: não é PT.

FAJUTA
A mais corriqueira e fajuta nota fiscal das lavanderias políticas é a quebra de sigilo dos lavadores.

FIDELIDADE
Zé Dirceu se disse portador de uma “fidelidade canina ao presidente Lula”. A oposição lembrou que os ministros de Hitler se apresentavam como os “cães fiéis do Füher”. Relembro o que o ditador escreveu em Mein Kampf: “O cão é melhor amigo do homem. Eu sou o homem”.

FIDELIDADE PETISTA
O PT que nega o PT quer fidelidade dos aliados.

FURIOSA
Incrível a reação da senadora Ideli Salvatti quando acusada de mensalista. Foi como se um tiro lhe tivesse aberto um buraco no peito. Ficou furibunda!

GIGOLAGEM
A biografia política de um guerrilheiro não lhe dá o direito de ser gigolô da própria história. Muita gente boa andou armada, dando tiros por aí, quando não era governo. Com o poder nas mãos, ficaram muito mais perigosos. O poder de fogo é bem maior.

HIDRA
No tempo em que os bichos falavam Bob Jeff, herói Macunaíma dessa neo-epopéia, disse que Zé Dirceu é a cabeça do sistema de corrupção que assola o Brasil. Se fosse uma cobra, seria a Hidra de Lerna.

HISTÓRIA
Era inevitável, sabia-se que um dia o PT seria o narrador da História Oficial.

IMPLICÂNCIA
Quando Marcos Valério chamar Delúbio de trambiqueiro e Delúbio disser que Valério é safado, é mais do que certo de que os dois estarão cheios de razão.

INTOLERÂNCIA
O senador tucano Arthur Virgílio mandou a paciência às favas e vituperou na tribuna senatorial: “Na melhor das hipóteses, Lula é idiota; na pior, é corrupto. Prefiro chamá-lo de idiota”. Estava tão brabo que era possível acreditar em tudo que dizia.

INDECOROSOS
No meio de tanta promiscuidade política, a indecência abunda.

INFIÉIS
Assim que baixou a poeira, a polícia federal descobriu um monte de notas falsas no saco de 10 milhões do Zé da Cueca. Como o dinheiro vem da doação de fiéis, a Igreja Universal confessa que seus sermões se perdem pelo ares da montanha. Não têm convertido os ladrões falsificadores.

JÁ É
Perdoai os pequenos lavadores, deles será o reino dos céus.

JORNALISMO PETISTA
O que os calamares fingem não entender é que interesse do governante não significa interesse do Governo. E que interesse do Governo não é o mesmo que interesse público.

JUJUBA
Tudo quanto a polícia anda rugindo em nome do Leão pode até ter suas razões. Mas a coreografia das metralhadoras e algemas é leonina demais. Essa batidas à moda dos Intocáveis, mais parecem safáris.

KKK
As CPIs são típicos tribunais da Inquisição. A grosseria que a imunidade permite é digna das mais duras demonstrações de irreverência e desrespeito aos depoentes. Nem a Ku Klux Klan chegaria tão perto de tamanha agressão verborrágica.

LAVAGEM
Com esse volume todo de dinheiro vivo, percebe-se que no PT já não há mentira deslavada.

LEALDADE
O político tem dois prazeres na vida; o outro é não cumprir promessas.

LEGAL E ESPÚRIA
Flagrado pelo aval, / Genoíno ficou uma fúria. / O empréstimo era legal; / a parceria era espúria.

LEI
Político adora levar vantagem em tudo. É a Lei de Jefferson.

LIGEIRO
Surpreendido de malas prontas, o ainda deputado tenta: - Hei, seu guarda, com esse dinheiro eu o contemplo... O policial revolta-se: - Você quer me subornar? Aí, já como bispo, ele explica mais que ligeiro: - Não. Eu disse que a guarda desse dinheiro é com o templo.

LIMPEZA
Uma policial, em pleno flagrante da cueca dolarizada, grita esbaforida: - Esses dólares precisam de lavagem, urgente!

LIMPO
Quando Carlos Cachoeira disse que estava no Congresso para “passar o Brasil a limpo”, instalou a CPMI da Bingolândia.

LOBBY
O lobista não conseguiu promover o encontro entre os dois políticos. Um disse que não falava com corrupto. E o outro... Também.

LOTEAMENTO
Já não prometem o céu aos crentes; vendem o paraíso aqui na terra.

MALAS
Há malas que vêm para o bem.

MÃO SANTA
Como tudo acaba em pizza, o bispo nem se abalou quando o pegaram com a mão na mala.

MÃOS LIMPAS
Logo depois de contarem os dólares na cueca do Zé Adalberto, os federais providenciaram uma imediata lavagem. Do dinheiro, não. Das mãos.

MEDITAÇÃO
Os chineses antigos meditavam em voz alta: “Uma vez quebrado, o vaso jamais será igual”. Pois, é. Pós-Bob Jeff, o PT nunca mais será o mesmo.

MEXIDA
A certa altura do campeonato, na zona do rebaixamento, Lula resolve mexer no time que estava perdendo. Sem chance de conquistar o título, vai apenas cumprir tabela.

NÃO ENJOA
Na República dos Calamares Lula não consegue dominar com seus frágeis tentáculos o enorme cardume de piranhas. Mas, quem é do mar não enjoa.

NEGUE
O PT nega. Nega até o fim. Parece aquele marido adúltero que jantava com a amante altas horas de uma noite de sexta-feira, num luxuoso e reservado restaurante quase vazio. Ao tirar os olhos do prato, depara com sua esposa bem à frente da mesa, com os braços na cintura e furibunda. Ele olha para ela, volta-se para a amante sentada a seu lado, mostra surpresa, dá-lhe um empurrão, afastando-a de si, exclamando estupefato:- O quê!?! Quer dizer que você não é a minha mulher? Saia já daqui, sua farsante! E imediatamente, levanta-se, pendura a conta e sai de braços dados com a titular, como se nada tivesse acontecido.

NUDEZ
Enfim, de cuecas, o PT se desnudou.

O DELE E O NOSSO
Um crédulo universal indaga durante o culto a um pastor desavisado: - Senhor, por que a Igreja prefere andar com tanto dinheiro pelos ares? O porta-voz do Reino de Deus, responde rápido: - Ora, porque todo dinheiro que ficar lá em cima será de Deus; o que voltar à terra será da Igreja.

OPÇÃO
Os vôos do Dizimão comprovam a opção universal pelos pobres.

ORA, ORA
Marcos Valério, ora empresário; ora contribuinte. Bispo Batista, ora bispo; ora deputado. Dois casos de dupla personalidade em duas semanas. Por favor, duas doses com duas pedras de gelo.

ÓRGÃO
Sobre a procedência da cueca de Zé Adalberto a polícia já viu que ela é de um órgão público. Pequeno.

ÓTICA
Olhando através da cueca é que se vê como o PT está de pernas pro ar!

PCC
Promovido de Primeiro Comando da Capital a partido mais forte da República dos Calamares. Insuperável hoje, amanhã será imbatível nas urnas de 2010.

PECADO
Não se pode condenar um pastor por lavar o dinheiro sujo pelos pecados do seu rebanho.

PELEGO
Sindicalistas comentam que o camarada agora ministro, Luiz Marinho foi promovido de presidente da CUT a pelego do Trabalho.

PENETRAÇÃO
Membros do PT pensam que basta sair com dinheiro na cueca para conseguir uma profunda penetração no eleitorado feminino.

PERDÃO
Os bispos da Igreja Universal ao saberem que havia dinheiro de ladrão nas malas do Vôo Dizimão, logo lhe deram muitos anos de perdão.

PIRATARIA ZERO
O governo faz de conta não saber que o mapa do tesouro para acabar com a pirataria no Brasil é a arca cheia de impostos que ele guarda só para seus próprios corsários. Se tivesse descoberto o Brasil, o Capitão Gancho não seria pirata. Seria chefe do Banco Central.

PORTA
Depois de bater com a cara na porta, o porta-voz do Palácio, Luiz Gushiken agora porta-se à voz da Casa Civil.

PREGAÇÃO
Falta avisar aos pregadores universais que quem prega é sapateiro.

1a CLASSE
Isso é que é viagem de primeira classe: sentado em cima do dinheiro.

PUNGENTE
Os policiais que detiveram o bispo do Dizimão ficaram compungidos com o seu ar evangelical.

QUANDO
Diga-me, mestre, quando igreja é igreja e quando é empresa? – Ora, gafanhoto, quando o deputado embarca e o pastor senta em seu lugar.

QUE É ISSO?
O que é um saco de gatos?

QUEM É?
Quem é farinha do mesmo saco?

QUEM TEM...
No PT, quem tem cueca tem medo.

REDES
De tanta rede, o deputado bispo Batista acabou enredado.

RECREIO
Recesso parlamentar só serve para atrapalhar o recreio.

RIDER
Apontado como operador do mensalão, o publicitário mineiro, Marcos Valério é conhecido em Brasília como “Rider – o Chinelo que deu certo”.

RIMA
Tanto quanto a verborragia de Genoíno, o silêncio de Dirceu comprometeu os companheiros. Os petistas moderados já percebem aquilo que os rebeldes radicais já sabiam: que os dois são bons camaradas; os dois são bons e batutas.

ROBIN WOOD
Essa versão do Dizimão é o avesso do Robin Wood: tira dos pobres e dá para os ricos.

SABEDORIA MILENAR
Perguntavam os sábios chineses: - Pode a flor, uma vez colhida, voltar ao caule? O PT, depois de Bob Jeff, não é flor que se cheire.

SAIA JUSTA
Ao elogiar o bispo Batista do Vôo Dizimão, Boris Casoy estava tão enfiado na saia justa que parecia de cuecas na telinha da religiosa tevê. Pegaram Boris com as calças na mão.Isso é uma vergonha!

SAÍDAS
Antes o dinheiro saía pelo ladrão; agora entra pelas cuecas.

SANTO
Há um movimento universal para canonização do deputado bispo João Batista. Foi dele o milagre do dinheiro que caiu do céu.

SEM ELE
Quando Lula abriu mão do ministro da Educação, viu-se que já não tinha mais Tarso.

SLOGAN
Universal – a Lavanderia que lava mal.

SÓ CANTO
Gil canta, mas não dança. O caso das obras de reforma do seu gabinete no Ministério da Cultura - entregues sem licitação ao marido de sua secretária especial - foi só uma pequena farra. Ninguém dançou. Nem aplaudiu.

SÓ E MAL ACOMPANHADO
Lula está só. Afastou-se dos maus companheiros. Hoje suas melhores companhias são as estatais.

SOTAQUE
A voz do cara que dedurou o vôo da sacrossanta lavagem do dinheiro maculado pelos pecados mortais tem um roufenho sotaque petista.

SURPRESA
Ao ver que os policiais federais tinham flagrado os dólares em suas vestes, o petista Zé Adalberto mostrou uma enorme surpresa: - Hei, trocaram minha cueca!?!

SUSTO NA OPERAÇÃO
Bem no meio do flagrante, Zé da Cueca vituperou diante de seu azar: - Que cagada! O policial que fazia o minucioso exame, deu um salto para trás e olhando as mãos exasperou-se: - Não acredito que você fez isso comigo! Não fez. Foi só o susto, expressão chula e nada mais. Ele prosseguiu a operação, mãos limpas.

TAMANHO
Diante do volume do Mensalão, dólar na cueca é pinto.

TEMPLO
Pois, é senhor bispo, templo é dinheiro!

TIN TIN
- Neste momento solene blindamos a Vossa Excelência...

TOLERÂNCIA ZERO
Oh, conspurcadas excelências, poderíeis dizer aos vossos súditos mortais ainda no cio da República dos Calamares, qual a maior casa de tolerância do Brasil?

TRANSPARÊNCIA
Agora a transparência do PT está sendo revelada com clareza. É uma enorme vidraça.

TRISTE FIM
Na maré baixa frutos do mar morrem na praia.

TROUXA DOBRADO
Todo político que o engana duas vezes faz de você um eleitor bibalhão.

TUDO OU NADA
Com o novo ministério calamar, tudo pode acontecer. Inclusive, nada.

UÍSQUE
Nem na Escócia Lula se livrou das más companhias: o scoth era genoíno.

VERDURA
A jovem repórter que cobriu a prisão de Zé Adalberto levou um susto quando soube que ele transportava 100 mil dólares na cueca. Quase caiu dura quando ele explicou para o que serviria aquela dinheirama: - Para verdura, moça. Você gosta de verdura? Ia levar uma tapona quando se deu conta: - Legumes, moça. Legumes!!!

VACAS
Marcos Valério está careca de saber que chegaria o tempo das vacas magras.

VERDADE VERDADEIRA
A verdade dos políticos lembra aquela história do amigo fiel ao seu amigo. Certa noite, na mesa do velho bar de sempre, ele confidenciou ao bom companheiro: - Amigo, preciso lhe dizer, sua mulher trai você com outro homem... Era verdade. O casamento foi desfeito. Mas o fiel confidente nunca revelou ao chifrudo a verdade verdadeira: - ...E é comigo.

VERDE
A policial ficou estarrecida ao ver a cueca de Zé Adalberto, o assessor do irmão de Genoíno: - Veja, comissário, a cueca dele tá esverdeada!

VIDRAÇA
O PT estava tão despreparado para ser vidraça que se imaginou transparente.

VINDE A MIM
Filosofia universal: quem tira dos pobres dá adeus.

VOLUME
Comentam que Zé Adalberto teria confessado na polícia que só não botou um volume maior de dólares na cueca para não parecer tarado aos olhares mais atentos!

XÔ SATANÁS
Quando defendem a origem do dinheiro, os bispos querem apenas lavar os pecados do mundo. Isso é que é espírito de corpo. Vade retro satanás!

Y...
...Y se voy quedarme a jugar piedras a todos los perros que ladran en mi camino jamás llegaré a mi destino.

ZERO
É tanto deputado e senador jurando que nunca recebeu propina que os oligarcas da Facção PT Organizado já pensa em lançar o programa Mensalão Zero.

WALDOBINGO
Cachoeira é cascata!

WWW
Para os universais é mais fácil carregar dinheiro em malas do que realizar operações pela internet no endereço bancário mais conhecido: www.bb.com.br

Epílogo
Era só o que faltava se tratar de coisas sérias num livrinho chinfrim como este que nem sequer foi editado. Impossível não cair na galhofa diante dessa pândega República dos Calamares. De qualquer forma, o autor penhorado agradece a sua pequena contribuição para alguns jantares de efeitos menos indigestos do que qualquer fruto-do-mar. Quanto a comer lula, nem pensar. Pode ser considerado crime de lesão grave, seguido de morte por gozo profundo. Lesão do comido; morte do comedor.

PÉ QUEBRADO

Dia do Professor
Lula é tal como um doutor;
Como fera fora da jaula...
Ama o Dia do Professor
Somente porque não tem aula.

Fórmula
Alckmin tem uma receita,
Ninguém precisa ler a bula.
Pra ver se o PT endireita
Vai vender o aerolula.

Vai fundo
Nem charmoso e nem bonitão,
Mas Lula parece um menino.
Goza enorme penetração
No eleitorado feminino.

O que faltava
Nada o faz mais infeliz,
(Usa até linguagem chula)!
Se ninguém ouve o que diz
Genro, o Tarso de Lula.

15.10.06

Zoón PolitiKon - O Animal Social

Zoón Politikon
O Animal Social



Plutão
A reeleição precisa acabar. É lastimável ver a mais alta autoridade de um país bancar o Plutão: ser rebaixado de presidente a um reles candidato.

Lex, dura lex
No Brasil, nada mais moroso do que a execução das leis. Salvo horrorosas exceções, como por pouco que seja, a celeridade das penas para os que infringem o Imposto de Renda – sejam eles sonegadores nanicos ou do porte que não se suporta. Bom seria que todas as demais leis tivessem a mesma agilidade. A nação deixaria de padecer de impunidade. Dura lex, sed lex.

Enfim
O debate na TV Bandeirantes levou Lula a decidir se preparar mais para os próximos debates. "Já entendi. A única coisa que eles querem falar é de corrupção. Então, vou me preparar para isso", disse naquela noite do confronto televisivo para o seu mais recente fiel escudeiro, Jacques Wagner, durante o vôo de volta de São Paulo para Brasília. O recado que Wagner – o neocompanheiro que sobrou - deu para a imprensa é que “o presidente agora vai se preparar melhor para o debate”. Enfim, Lula vai estudar alguma coisa.

Não notou

Zé Dirceu disse que vai à Justiça contra Alckmin: “ele me acusou de ser mentor do mensalão”. Bolas, ele disse mais que isso. Alckmin o chamou de “chefe da quadrilha”. Mas isso parece não ter surpreendido Dirceu. É bom reativar sua memória de missa do 7º Dia: Dirceu teve o mandato de deputado cassado em razão de envolvimento com o caso.

Viagens
Ainda que mal pergunte... e como vão os negócios da China?!?

Cadê vocês?
Qual foi a última notícia que você teve de algum ministério? Afinal, o que se faz em Brasília pelo Brasil? Talvez um show de Gilberto Gil.

Fidelidade
Não acredito que Alckmin tire algum voto dos que escolheram Lula no primeiro turno. Se ganhar, é porque foi buscar nos indecisos, brancos e nulos da primeira fase. Quem vota em Lula é irredutível. É como Zé Dirceu: tem “fidelidade canina pelo presidente”.

Galicismo
Ainda há um certo frisson contagiando Brasília. Ninguém esperava que Alckmin causasse tamanho frenesi num tête à tête com uLu la lá..

O Animal Social

Zoòn Politikon é, a partir de agora, o seu animal social na internet.
Se você quiser entrar neste espaço comigo, escreva para sergiosiqueirablog@gmail.com
Venha comigo.